Seminário de Comunicação do Sínodo Rio dos Sinos acontece de forma online

Como ser Igreja num novo ambiente digital? 

A inteligência artificial, algoritmos, internet, mídias digitais, redes sociais conformam um novo ambiente que configura uma nova realidade e que conduz a sociedade a um processo de midiatização. A cidadania está, pois, diante de um novo modo de relacionamento, um novo modo de fazer política e, também, de ser Igreja. Sob estas perspectivas, o Conselho de Comunicação do Sínodo Rio dos Sinos, promoveu, na manhã de quinta-feira, 04 de julho, o seu 1º Seminário Online de Comunicação. O evento, que foi realizado via Google Meet, recebeu cerca de 28 pessoas, dentre organização, painelistas e participantes.

O encontro iniciou com a palestra do Padre Jesuíta Pedro Gilberto Gomes, doutor em Comunicação Social vinculado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Reportando-se à Igreja Católica, Gomes apontou que hoje é possível participar de uma “missa à la carte”, uma vez que é possível assistir, via internet, a abertura da celebração realizada pelo padre fulano, mas busca a homilia do padre cicrano, porque o prefere, ainda, o encerramento oficiado pelo sacerdote beltrano. O Pe. Pedro colocou ainda que a evolução da comunicação online é “semelhante à invenção da escrita. Trata-se de um salto quântico, do qual não vamos mais regredir”. Após a primeira palestra, foi aberto um momento para reflexões.

A Pa. Bianca Giesch, da Comunidade Martim Lutero em Canudos, colocou em questionamento a transmissão dos cultos via internet, que pode ser assistida a qualquer momento. Assim, ela indagou: desta forma, onde fica a essência do culto, ela não está diluída? O culto, definiu, “é o encontro de Deus conosco no culto, presencialmente, quando eu reservo o tempo para esse encontro”. Ela destacou que quando há apenas transmissões online, não acontece este encontro de forma íntegra.

Na sequência, o teólogo luterano Pedro Ittner, que trabalha na Christian Vision (CV), que tem por objetivo equipar a Igreja para fazer evangelismo e colocar “conteúdo teológico bom na internet”, falou da tarefa dessa organização religiosa. Ele enfatizou que a CV tem como objetivo “apresentar a Palavra de Deus para que ela não ficasse restrita aos domingos, mas todo os dias”. A CV está presente em 35 países do mundo, elabora no seu site páginas evangelísticas que coloca a disposição em parceria com igrejas. Ittner destacou, ainda, que é preciso estar atento aos contextos “em que estamos inseridos, atentos aos perigos e oportunidades”. Ele colocou que rodamos o feed, mas não nos comprometemos de fato com o evangelho.

Além da saturação de conteúdos digitais, a sobrecarga digital, com a qual qualquer cidadão conectado se depara, Ittner apresentou outro problema dos tempos modernos, mencionando sua própria experiência. Como procura assistir vídeos com conteúdo religioso no TikTok, o algoritmo faz essa leitura e acontece, então, o “sincretismo religioso”: há a oferta de conteúdos sobre diversas religiões que nem sempre são bons. Ittner convidou, então, para que seja feito um trabalho na internet buscando alcançar as pessoas para perto de Deus, contando histórias, falando sobre o Evangelho de forma que fosse compreendido o que estaria sendo apresentado. Pedro Ittner finalizou sua fala colocando que a comunicação (também a online) não é o problema para a igreja, mas sim a solução!

Em seguida, a Publicitária Ana Carolina Walzburger, que faz parte da equipe do Sínodo Rio dos Sinos, apresentou um panorama sobre a comunicação do Sínodo e sobre todos os canais onde o Sínodo está presente – entre redes sociais, site, informativo e aplicativo móvel. Ela falou um pouco sobre o projeto da Política de Comunicação da IECLB e destacou, também, da importância de Paróquias e Comunidades terem uma pessoa ou um grupo responsável pela comunicação, para que haja um canal em que as informações e notícias sejam passadas ao Sínodo e, assim, todas as pessoas sejam atualizadas periodicamente sobre o que acontece em cada local. 

O Padre Pedro desafiou os e as participantes do seminário a fazer da comunicação um tema de reflexão permanente. Ana Carolina mencionou que a internet é uma nova mídia e não tem como dela ficar desconectada. Ittner destacou que o impacto digital tem que ter consequências na vida real e que as comunidades devem ser espaços agradáveis em que as pessoas gostam de lá estar. A internet pode valorizar esse convite voltado às comunidades. 

O ex-secretário de Comunicação da IECLB, pastor emérito Sílvio Schneider, reportou-se ao Papa Francisco, ao lembrar que “os pobres nos evangelizam”. Ele entende que “o importante é o serviço e não o ser visto”. Daí porque é importante seguir anunciando o evangelho. Após um momento para diálogo e troca de ideias sobre o cenário da comunicação digital como um todo, o Seminário encerrou às 11:30 com uma palavra de oração, dirigida pelo P. William Felipe Zacarias, Coordenador do Conselho de Comunicação.

Ana Carolina Walzburger e Edelberto Behs