
Sê forte e corajoso, não temas nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo. (Js 1.9)
Em 1521, Lutero foi convocado pelo imperador Carlos V a comparecer na Dieta de Worms. A dieta era assembleia que reunia todos os príncipes territoriais e demais autoridades do império, sob a presidência do imperador.
Ali, Lutero foi chamado para diante de uma mas sobre a qual se encontravam livros de sua autoria. Perguntaram-lhe se reconhecia esses livros como seus. “Sim”, respondeu ele. Diante da resposta, por ordem do imperador, lhe foi ordenado que revogasse tudo que havia escrito neles em suas críticas à igreja romana. Lutero pediu que se lhe desse um tempo para rever o que havia escrito. Obteve 24 horas para isso, após o que retirou-se com os livros para seu quarto.
No dia seguinte, voltou a apresentar-se diante do imperador, agora com uma resposta ao que lhe havia sido proposto no dia anterior:
“Caso não for convencido por testemunhos da Escritura, não posso nem quero revogar qualquer coisa, pois não é sem perigo nem salutar agir contra a consciência. De outra maneira não posso, aqui estou, que Deus me ajude, amém.”
Ninguém naquela assembleia ousou contestá-lo pelas Sagradas Escrituras. O silêncio era marcante.
O imperador não soube como condená-lo. Apenas o declarou “Vogelfrei”, ou seja “livre como um pássaro”. Poderia voar livremente por aí, mas não contaria com a proteção do império.
Na ocasião, Lutero possivelmente tenha se lembrado da frase dita a Josué: “Sê forte e corajoso, não temas nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo” (Js 1.9).
Que também nós possamos, em momentos decisivos confiar nesta frase, na certeza de que Deus está conosco.
P. Dr. Carlos Arthur Dreher
(Professor e Pastor aposentado da IECLB)