Reunião do Conselho Sinodal acontece em Osório

No dia 06 de abril, aconteceu, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Osório (rua Rua Pompílio Pereira Camargo, nº 25, esquina Marcílio Dias, Osório/RS), a reunião do Conselho Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos do 1º semestre de 2024. O encontro iniciou com café da manhã, às 8h30min, no salão comunitário. Em seguida, o Sr. Marcos Sebastião Baum, Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, trouxe uma palavra de saudação a partir do versículo de Colossenses 3.16, versículo das Senhas Diárias daquele sábado. A seguir, a meditação inicial foi conduzida pela ministra local, a Pa. Carla Grossmann, que levou uma reflexão a partir do texto bíblico de João 1.18, lembrando que Maria Madalena foi quem deu o primeiro testemunho da ressurreição de Jesus. A partir desta afirmação, a Pa. Carla perguntou: o que nos move, qual o nosso movimento? A partir desta provocação, a ministra convidou as pessoas presentes a, com coragem, realizarem um movimento único, a agir como uma unidade, pelo bem da IECLB, com o objetivo comum de testemunhar da Palavra de Deus. 

Depois da apresentação das pessoas presentes e da palavra de saudação da presidente da Comunidade, a Sr. Iara Bobsin, o Pastor Sinodal Carlos E. M. Bock apresentou o planejamento de prioridades do Sínodo na gestão 2023-2026, dando ênfase para o plano de ações para o ano de 2024. O  destaque neste ano se dá para o despertar de vocações e para as celebrações dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil, que ocorrerão em três grandes eventos em âmbito sinodal: em  21/07, na Paróquia Martiz em Porto Alegre, 25/07, em São Leopoldo, e em 24/08, no Teatro Feevale em Novo Hamburgo. Este último está sendo preparado em conjunto com o Sínodo Nordeste Gaúcho e terá o apoio da Rádio União FM.

Em seguida, o Sr. Revaldo Becker, Vice-presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, representando o Tesoureiro, Sr. Paulo Nunes, apresentou a prestação de contas do ano de 2023. Também aconteceu a leitura do parecer do Conselho Fiscal do Sínodo, que foi apreciado e aprovado por ampla maioria. Logo após, aconteceu a apresentação do plano orçamentário para 2024.

Logo após, a Pastora Ana Paula Genehr, coordenadora da Pastoral do Cuidado, apresentou às pessoas presentes o relatório de ações da Pastoral do Cuidado de 2023 e falou do Curso de Visitação da Pastoral do Cuidado e de sua importância para possibilitar o crescimento do trabalho no Sínodo.

Também foi aberto um momento para falar da Adequação do Estatuto do Sínodo, que será aprovado em Assembleia Sinodal Extraordinária, dia 25 de maio na Comunidade de Hamburgo Velho em Novo Hamburgo. Representantes do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (COSIJE), Ana Lena Grosse e Thamires Hinkel, levaram um breve relato do Estação Jovem 2024 e convidaram jovens das comunidades a participarem do Acampamento Sinodal da JE, que será neste final de semana. Representando as instituições diaconais de âmbito sinodal, a Sra. Karina Nunes convidou as pessoas a fazerem suas doações na declaração do Imposto de Renda, de forma a colaborarem com estes projetos. A Pa. Scheila dos Santos Dreher falou do curso de Teologia da Faculdades EST, que tem recebido pessoas de diferentes faixas etárias, e que este acolhimento desperta vocações. Ela deu destaque também ao Seminário de Lideranças e Assembleia da OASE, que ocorreria na semana seguinte, e o Dia Sinodal da OASE, que será dia 09/05 na Comunidade Trindade em Campo Bom.

A reunião encerrou às 13h20min com uma palavra de oração e reflexão conduzidas pelo Pastor Vice-Sinodal Cláudio Kupka. Em seguida, o almoço foi servido no salão comunitário.