Com muitas canções de alegria, palestra de motivação, orações e testemunhos, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) do Sínodo Rio dos Sinos realizou, na manhã do dia 10 de abril, a sua assembleia sinodal. Aproximadamente 100 pessoas, entre membras, ministras e ministros, participaram do encontro, realizado no auditório Dr. Ernesto Schlipper, na Faculdades EST, em São Leopoldo.
A programação iniciou pela manhã, com café, abertura e a palestra “Frutos do Espírito Santo: um convite à nossa mudança”, conduzida pelo pastor William Felipe Zacarias. Já à tarde, ocorreu a assembleia, que, dentre outros assuntos, teve a prestação de contas financeiras da OASE Sinodal referente a 2024 e a homologação das pastoras Bianca Goede Giesch e Ermelinda Klitske Ferreira como orientadoras teológicas, junto com a pastora emérita Resina Bohrz.
Em sua palestra, o pastor William Felipe Zacarias fez um convite às mulheres para a mudança, com base nos frutos do Espírito Santo. A partir de quatro perguntas-chave, cada participante refletiu sobre o seu grupo e elaborou um guia para a mudança. “As mudanças não são fáceis. Mas a mudança começa olhando para dentro, vendo o que podemos mudar e, também, enxergando as nossas virtudes”, observou.
Ele ainda destacou que, quando a OASE está saudável, ela tem chance de crescimento e de se tornar atrativa para mais mulheres. “O sabor faz toda a diferença. E ele se visualiza pela expressão facial. Tem sabor que faz o olho brilhar e tem sabor que faz chorar. Como estão os rostos nos nossos grupos da OASE?”, questionou.
Por fim, Zacarias ainda afirmou que o convite à mudança é um convite amoroso. “O amor é a fonte de saúde na OASE. O amor nos leva a compartilhar a generosidade de Deus. Aceitar o convite à mudança é fortalecer a vitalidade comunitária e o crescimento integral da Igreja, fortalecendo a incidência do testemunho público da Igreja por meio do trabalho da OASE”, sublinhou.
A presidente da OASE Sinodal, Flavia Dreher, enalteceu a alegria de reunir aproximadamente 100 mulheres na assembleia. “A OASE tem uma força inimaginável. E, ao estarmos aqui, juntas, mostramos um pouco dessa força. Que possamos sair daqui motivadas e felizes”, afirmou.
O pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, fez uma reflexão sobre o encantamento, destacando que muitas coisas encantam e ficam marcadas em nossas vidas. “Precisamos ter o nosso próprio encantamento, o encantamento com a OASE e com a IECLB, e ter a possibilidade de expressar os seus encantamentos. Se estivermos encantados com aquilo que nos cerca, podemos encantar as pessoas”, pontuou.
O diretor-geral da Faculdades EST, professor e doutor Valério Guilherme Schaper, enalteceu a alegria da instituição em sediar a assembleia sinodal da OASE. “Esta casa é de vocês. Este espaço foi construído pelas e para as comunidades e, também, pelas OASEs, que têm essa força poderosa do serviço e do amor transformador”, frisou.
O coordenador editorial da Editora Sinodal, pastor Gilciney Tetzner, ressaltou a importância da editora, destacando que ela é a parte da IECLB que leva o Evangelho às pessoas por meio da literatura, sendo a presença da Igreja nos lares. “São mais de 90 anos produzindo material confessional para as comunidades e paróquias da IECLB, inclusive, muitas publicações da e para a OASE”, ressaltou.
Durante todo o dia, não faltou aquilo que está no DNA da OASE: muitos cantos animados, conduzidos por Cleide Petry, secretária da OASE Sinodal, formando um grande coral. A programação ainda contou com testemunhos de atividades que estão acontecendo nos grupos de OASE das paróquias e comunidades do Sínodo Rio dos Sinos.














Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer / Comunicação Sínodo Rio dos Sinos