Encontro de Criatividade na Comunidade Scharlau reúne mais de 30 pessoas

A segunda edição do Encontro Sinodal de Criatividade aconteceu no dia 17 de junho, na Comunidade Scharlau, em São Leopoldo, e reuniu cerca de 30 pessoas para um dia repleto de atividades e diferentes experiências.

Após o café da manhã, a Pastora Cleide Olsson Schneider levou a mensagem de abertura do encontro e, logo em seguida, realizou algumas dinâmicas com músicas – sob o comando do estudante de Teologia Thiago Campagnoni Alves.

Depois deste momento de descontração, os crachás de identificação foram elaborados a partir das letras confeccionadas por quem participava do encontro.

Em seguida, o Pastor Ms. Jaime Jung falou um pouco sobre a revista “O Amigo das Crianças” e sobre as possibilidades que o material oferece para desenvolver diferentes temas no Culto Infantil.

Logo após, o Pastor Jaime realizou uma série de dinâmicas em grupo. O “jogo da velha” em um grande tabuleiro no chão, elaborado com fita crepe e papelão, divertiu bastante. Coisas simples podem formar uma brincadeira diferente.

A pastora Cleide também realizou mais uma atividade, que propunha o movimento: os participantes teriam que pular sobre o contorno de uma pessoa feito no chão, sem encostar no desenho. 

 Esta dinâmica, pensada a partir do texto bíblico de Coríntios 12, levou à reflexão de que cada parte do corpo é importante, e que as crianças no Culto Infantil, também fazem parte de um corpo.

Outra atividade conduzida pelo P. Jaime envolvia a colaboração em grupo. Ele atribuiu desafios às pessoas, que dificultariam a realização de tarefas: algumas não poderiam falar, outras não enxergariam e outras ficariam privadas de usar o braço esquerdo, o braço direito ou ambos os braços.

Os participantes do encontro, então, dividiram-se em grupos para conversar sobre cooperar e ajudar ao próximo. A dinâmica se estendeu até o horário do almoço, o que fez com que as pessoas, divididas em duplas, ajudassem umas às outras a servir os pratos, cortar a comida e até mesmo a se alimentarem. O propósito da tarefa era levar ao encontro o tema “inclusão social”.

 

Após o almoço, a professora de artes e música e que também é membro na Comunidade Scharlau, Rafaéli Knabach Andrade, falou sobre criatividade no Culto Infantil e as diversas formas de cativar as crianças.

Uma dessas maneiras é através do uso dos fantoches. Assim, ela propôs que cada participante elaborasse o seu personagem com os materiais distribuídos.

Depois da oficina de fantoches, foi feita uma divisão em grupos e cada grupo apresentou um teatro de fantoches, contando uma história bíblica.

A mensagem final, a bênção e o envio foram conduzidos pelo Pastor Jaime Jung. O encontro encerrou às 16h.

 

Saiba como foi o Encontro de Criatividade na Comunidade São Mateus:

http://sinodors.org.br/novidades/encontro-de-criatividade-reune-mais-de-30-pessoas-na-comunidade-sao-mateus-em-porto-alegre/