“Venha sentir a paz que existe aqui no campo, o ar é puro e a violência não chegou, o céu bem limpo e muito verde pela frente, e uma vertente que não se contaminou.”

O Culto Gaudério de 2022 da Comunidade São Lucas foi iniciado com esta canção de Wilson Paim, lembrando que muitas canções nativistas e gauchescas remetem a um ideal de bem-viver, cultivado pela tradição gaúcha, de harmonia com Deus, entre as pessoas e com a natureza.

A partir de Lucas 15.1-10, que fala das parábolas da ovelha que se perde do rebanho e da moeda que está perdida dentro de casa, a Pastora Scheila dos Santos Dreher refletiu sobre o  lugar de pertencimento de cada um e de cada uma: "Por vezes, não nos sentimos em paz conosco; ou, então andamos vagando por aí, meio sem rumo, desgarrados do rebanho do Divino Tropeiro, nosso Senhor Jesus Cristo. Como sociedade, nem sempre fazemos da nossa Pátria uma nação acolhedora para todas as pessoas que nela habitam. Quando isso acontece, não enxergamos no outro vivente um irmão e uma irmã e passamos reto pelo seu rancho, sem lhe dar sequer um minuto de prosa. Bem diferente é quando a ovelha ou a moeda são encontradas e estabelecem, novamente, vínculos de pertencimento: então há festa e mais gente vem celebrar junto! Bendizemos ao Patrão Celestial que nos quer sempre consigo e bem junto do seu rebanho. Pela expressão do Seu amor, cada ovelha se torna, também, compromissada com a vida da outra, e desincumbe sua função à medida que se mostra acolhedora. Então, te aprochega e vem viver comunidade!" 

Toda a comunidade cantou com alegria ao longo do culto, ao som da música conduzida pelo casal de musicoterapeutas Caroline Leonhardt Kasinger e Günter Otto Kasinger, pelo Willian Eduardo Eninger – o Dudu Gaiteiro – e pela Pa. Scheila. O Grupo de Canto e Teatro São Lucas, anfitrião do Culto Gaudério, teve participação especial no evento. As crianças, por sua vez, surpreenderam as pessoas presentes com sua criatividade, produzindo lindas e fofas ovelhas de algodão, rememorando o acolhimento da parte do Bom Pastor.

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br