“Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os lugares mais distantes da terra” (Atos 1.8)

No sábado, 22 de maio de 2021, aconteceu a 20º Assembleia Sinodal Ordinária do Sínodo Rio dos Sinos. Por conta da pandemia, o encontro aconteceu pela plataforma Zoom, durante a manhã. Ministros, ministras, membros do Conselho Sinodal, representantes de Paróquias e Comunidades, representantes de escolas da Rede Sinodal e instituições diaconais estiveram reunidos para este momento de reflexão e apreciação do planejamento sinodal.

Durante a Assembleia, as autoridades eclesiásticas do Sínodo e da IECLB refletiram sobre o contexto desafiador do trabalho comunitário frente à pandemia e das possibilidades criativas, diaconais e solidárias que surgiram neste contexto. Na celebração de abertura, o Pastor Sinodal nos lembrou que os cristãos e as cristãs do primeiro século também enfrentaram dificuldades. Surge então a pergunta: Como podemos aprender com a comunidade primitiva? Da mesma forma que eles não foram deixados sozinhos, mas receberam o Consolador, o Espírito da Verdade, nós também recebemos o Espírito Santo que nos move, nos orienta e nos anima para a missão de Deus.

O Pastor Sinodal destacou em seu relatório que as comunidades optaram pela vida durante este tempo de pandemia, observando todos os protocolos sanitários e com redução de atividades presenciais ou fechamento temporário de templos religiosos. A opção pela vida fez com que as comunidades usassem a criatividade de forma virtual para a propagação do Evangelho por meio de ações solidárias e diaconais. Além disso, buscaram-se soluções comunitárias para garantir a autossustentabilidade das paróquias, especialmente diante do prolongamento da pandemia.

No tempo que estamos vivendo, é importante estarmos juntos com famílias e comunidades que sofrem ou sofreram com o adoecimento e a perda de pessoas. Com a persistência da pandemia e dos problemas no acesso à vacina, o medo e a insegurança ainda são uma realidade em nossa sociedade. Como Igreja somos chamados a preservar a vida e a dignidade humana.

A fé nos impulsiona a continuarmos anunciando que Jesus Cristo é o “caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). Como suas testemunhas, somos chamados e chamadas a demonstrar o amor de Deus através das nossas ações de cuidado, amor, solidariedade e esperança.

Mesmo diante dos desafios, que o Espírito Santo venha preencher as nossas vidas com amor, esperança, fé e comunhão na vida de todos os membros das comunidades do Sínodo Rio dos Sinos. 

Comissão de mensagem:
Catequista Juliana Zachow - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
Thomas Kang - Comunidade Matriz - Porto Alegre
Pa. Sara Pabst Martins - Comunidade O Caminho - Porto Alegre

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br