Na manhã do dia 31 de janeiro de 2021, aconteceu na Comunidade Evangélica Trindade em Campo Bom/RS, o culto em comemoração ao tombamento pelo Poder Executivo Municipal da Antiga Igreja da IECLB como patrimônio histórico do município de Campo Bom. O culto foi celebrado pelo Pastor Eliézer Bublitz, Ministro da Comunidade Trindade em Campo Bom, e contou com apresentações do Grupo Musical da Comunidade. A pedra fundamental da Igreja foi lançada no dia 26/06/1850 e o templo foi inaugurado a 09/02/1851. Com 170 anos de história, o templo religioso erguido na Avenida Brasil, abrigou cultos dos primeiros imigrantes alemães que aportaram na região. É o prédio mais antigo da cidade.

A celebração ocorreu junto às festividades pelos 62 anos de emancipação do Município de Campo Bom. A cerimônia oficial de tombamento da Antiga Igreja reuniu muitas pessoas, incluindo autoridades, nos arredores do templo na Avenida Brasil. Dentre as autoridades presentes, esteve no local o Prefeito de Campo Bom, Sr. Luciano Orsi, Sr. Fernando Trott, da Secretaria da Fazenda do Município, Sr. Ricardo Blos, Presidente da Comunidade, e o Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos Carlos E. M. Bock. Durante a celebração, aconteceu a entrega da placa de Tombamento da Igreja Antiga como patrimônio histórico da cidade. O templo antigo, que foi decorado com as cores da bandeira da Alemanha, ficou aberto para visitação ao público durante o último sábado e domingo.

O processo de tombamento histórico possibilita que um imóvel, como é o caso da Igreja evangélica, possa receber recursos públicos através de editais de empresas públicas e privadas para reforma e manutenção da arquitetura original do prédio.

O tombamento também significa que nenhuma mudança pode ser feita que vá descaracterizar sua arquitetura original e que o prédio nunca mais poderá ser demolido.

Veja as fotos na galeria!

_

Fotos: arquivo Comunidade Evangélica Trindade e Jornal NH

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br