No sábado, 12 de setembro de 2020, a partir das 8h30min, aconteceu a 19ª Assembleia Sinodal Ordinária do Sínodo Rio dos Sinos. Em virtude da Pandemia do Covid-19, neste ano, a Assembleia ocorreu de forma diferente: o encontro foi virtual, através da plataforma virtual Zoom.

Esta foi a primeira Assembleia Sinodal virtual. Havia temores quanto ao uso da tecnologia para realizar a assembleia dentro dos parâmetros legais existentes.  Outra preocupação era o nível de conhecimento e condições tecnológicas de muitos representantes comunitários em se adaptar ao uso da internet neste nível de exigência. A Assembleia realizada com sucesso mostrou que somos capazes de nos adaptar rapidamente.

O Sr. Tiago Strassburger, Presidente da Assembleia Sinodal saudou a todos e todas e  em seguida saudou as autoridades presentes: Pastora Presidente da IECLB , Pa. Silvia Beatrice Genz, Pastor Marcos Bechert, Secretário Geral da IECLB, Pastor Sinodal Carlos E. M. Bock, Pastor Vice-Sinodal Cláudio Kupka e o Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Marcos Sebastião Baum.

O Pastor Sinodal conduziu a meditação, mostrando através de uma dinâmica, que nós podemos nos contaminar com várias coisas além do Covid-19. Recebemos diariamente muitas informações. São notícias falsas, verdades manipuladas, imagens falsificadas, radicalismos e outras mensagens que causam intoxicação das emoções, sentimentos, razão e gestos.  Aquilo que recebemos e acumulamos, acaba por nos ferir e contaminar.   Quando estamos contaminados exalamos atitudes, pensamentos, sentimentos e ações que ferem pessoas e estragam a convivência até na própria família. Porém, Deus é sábio: Ele, em seu amor, sua misericórdia e sua compaixão, garante que podemos fazer o bem para quem está ao nosso redor. Se nós nos dedicarmos a ouvir e guardar em nós as coisas boas teremos uma vida, relacionamentos, Igreja e um mundo melhor. A Palavra purifica o mundo, através das ações de quem crê em Cristo. Sejamos pessoas que, compreendendo o Evangelho, se tornam capazes do amor, solidariedade, misericórdia, justiça e paz. 

Logo após, o Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Marcos Sebastião Baum, saudou a todos e a todas. Ele agradeceu a presença das pessoas presentes e, em seguida, falou sobre a importância de se reinventar também neste momento. Estamos aprendendo muitas coisas, nos adaptando a novas realidades. Ela nos auxilia para nos reunirmos em Assembleia.

A Pastora Silvia Beatrice Genz, Pastora Presidente da IECLB, também trouxe uma palavra de saudação. Citando o versículo lema do ano de 2020, “Eu escolhi vocês para que deem o fruto” (João 15.16), ela lembrou que estamos conectados e conectadas em todo País pelo amor de Deus. Deus permite que espalhemos a Palavra, também de forma virtual. Apesar das limitações impostas pela Pandemia, somos uma Igreja que cuida e zela pela vida. E por causa desta forma de cuidar e acolher, há muitas pessoas que passaram a simpatizar com a maneira de agir da nossa Igreja. Não somos uma Igreja perfeita, mas vivemos e convivemos como uma família de fé, que anuncia o Evangelho com coragem, para a honra e glória de Deus. A Pa. Silvia concluiu agradecendo pelas grandes ações diaconais que têm auxiliado muitas pessoas. Ela desejou, ainda, que possamos viver cada vez mais a Igreja, levando boas palavras adiante.

O Pastor Sinodal apresentou o seu relatório e os princípios que nortearão os trabalhos no Sínodo nos anos de 2020 a 2024. Os eixos de atuação serão: preparação de liderança, acompanhamento a ministros e ministras, gestão de comunidades e comunicação. Depois da aprovação do relatório do Pastor Sinodal o Sr. Paulo Roberto Nunes, Primeiro Tesoureiro da Diretoria do Conselho Sinodal, apresentou os relatórios contábeis do ano de 2019 e previsão orçamentária de 2020 e sua execução até julho 2020. Apesar da pandemia, a situação financeira não está tão grave quanto se esperava que seria no início.

Em seguida, o Sr. Marcos Sebastião Baum, Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, destacou a excelente forma que a Assembleia foi conduzida. Ele agradeceu por todas as pessoas que, mesmo enfrentando alguns desafios relacionados ao uso da tecnologia, puderam estar presentes durante toda a reunião e que puderam, assim, manifestar o seu compromisso com suas comunidades e a missão de Deus. Agradeceu às autoridades presentes. Ele destacou o trabalho das pessoas da Diretoria do Conselho Sinodal e da Secretaria do Sínodo, que buscaram fazer o melhor para conduzir o trabalho. Ele encerrou sua fala com o versículo de 1 Samuel 7.12: “Até aqui o Senhor nos ajudou”.

O P. Marcos Bechert, Secretário Geral da IECLB, falou da importância do trabalho voluntário na Igreja: o trabalho voluntário é o que sustenta o bom funcionamento das ações nas Comunidades e Paróquias. A secretaria se esforçou e conseguiu auxiliar em torno de 40 comunidades com recursos financeiros.

O P. Cláudio Kupka conduziu a oração de encerramento da Assembleia, com as palavras das Senhas Diárias de sábado, que dizem:  

“Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele”. (Salmo 24.1). “Prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios”. (Efésios 5.15). Destacou que nós, pessoas cristãs, vivemos, sabendo que o mundo é protegido e está sendo guiado por Deus. 


Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br