Faculdades EST forma a primeira turma de Teologia EaD

Primeira turma EaD de Teologia se formou na Faculdades EST - Foto: Comunicação Faculdades EST
Primeira turma EaD de Teologia se formou na Faculdades EST – Foto: Comunicação Faculdades EST

A Faculdades EST, com sede no bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo, formou no dia 23 de novembro a primeira turma do curso de Bacharelado em Teologia na modalidade EaD. Com o objetivo de expandir seu alcance e oferecer ensino teológico de qualidade a estudantes de diversas regiões, a instituição conclui mais uma etapa de sua trajetória de inovação educacional.

A cerimônia ocorreu no auditório do Colégio Sinodal e teve como mesa oficial: diretor geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper; a presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastora Sílvia Beatrice Genz; o membro do Conselho de Administração da Faculdades EST e pastor sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Carlos Eduardo Müller Bock; o diretor acadêmico da Faculdades EST, professor doutor Iuri Andréas Reblin; o coordenador do curso de Bacharelado em Teologia EAD e paraninfo, professor doutor Charles Klemz; e o patrono do curso, professor mestre Werner Hoefelmann.

Estiveram presentes no evento também o bispo doutor Humberto Maitztegui Gonçalves, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Diocese Meridional; a secretária de Formação da IECLB, catequista mestra Joni Roloff Schneider; a funcionária homenageada, Luciana Candido de Oliveira; e o funcionário homenageado, Felipe Vinícius Fernandes.

As pessoas formandas receberam a colação de grau após o Culto de Ação de Graças. “Cada um e cada uma pode alcançar o sonho da graduação superior aproveitando as vantagens do ensino remoto, conciliando estudo autônomo com a interação constante por meio de plataformas digitais”, destacou Schaper. O curso proporcionou aos formandos e às formandas o aprofundamento em áreas essenciais da teologia, além de promover a troca de experiências dentro de uma rede acadêmica conectada.

O diretor geral ressaltou ainda que o curso foi o primeiro do Brasil a receber autorização oficial para funcionamento. “O bacharelado oferta formação crítico-reflexiva, interdisciplinar, ética e solidária, com responsabilidade social e ecológica”, enfatizou. Ele também destacou as características dos e das estudantes, que saem da graduação preparados e preparadas para o exercício de ministérios eclesiásticos no contexto da IECLB – pastoral, catequético ou diaconal – e para a atuação junto à sociedade civil, como em organizações não-governamentais, instituições sociais, educacionais e da área da saúde.

Sobre o ensino à distância, Schaper enalteceu a capacidade de se transformar da instituição. “A EST soube sempre atender às necessidades do seu tempo. Hoje, o nosso ensino remoto está consolidado. Essa estrutura foi testada por nós em todas as circunstâncias. Partimos no auge da pandemia em 2020 e desembarcamos em meio à emergência climática no Rio Grande do Sul, em 2024. Podemos assegurar aos que nos sucedem, esta embarcação é forte, estável e confiável. Mas, sobretudo, ela é segura, porque, nas suas profundezas repousa serena a Grande Presença, Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem“, pontuou.

Texto e fotos: Comunicação Faculdades EST | Edição: Édson Luís Schaeffer/Sínodo Rio dos Sinos