Encontro de Secretárias é realizado na Sede Sinodal

A quarta-feira de 25 de setembro tinha tudo para ser mais um dia cinza e chuvoso no Morro do Espelho, em São Leopoldo. Mas a presença do grupo de secretárias das Paróquias e Comunidades do Sínodo deixou tudo muito mais leve, animado, colorido e dinâmico. O encontro iniciou com um delicioso café da manhã, marcado pela alegria do reencontro e pelas conversas entre as integrantes do grupo.

Depois do momento de integração, a programação seguiu com uma belíssima meditação trazida pelo Pastor Sinodal Carlos E. M. Bock, que indagou, a partir do texto de Rubem Alves: quais são nossos maiores medos? O que diminui nosso medo? Nossos medos nos aprisionam? O tema chamou as participantes à reflexão, e algumas partilharam seus medos e suas angústias. Depois deste momento, o P. Carlos lembrou: Deus, que está nos céus e que ilumina nossos caminhos, nos proverá todas as coisas e nos livrará de todo medo e de toda preocupação.

Em seguida, a Catequista Maria Dirlane Witt fez uma leitura interativa de seu último livro, publicado pela Editora Sinodal: “Um lugar do outro lado do mar”, que conta a história da chegada das famílias de imigrantes alemães ao Brasil no ano de 1824. A Catequista convidou cada pessoa presente a “abrir a sua caixa de memórias” e falou das lembranças tão importantes e significativas – os legados e costumes deixados a nós pelos imigrantes, que continuamos seguindo até hoje. Ela partilhou diversos marcos históricos da IECLB desde a chegada ao Brasil.

A partir deste contexto, ela convidou cada pessoa presente a escrever em uma “caixinha de memórias” de papel a lembrança mais marcante da jornada de fé, e algo que deseja que continue ou que faça parte do futuro da IECLB. Encerrando sua participação no encontro, ela enfatizou que a secretaria também é um espaço missionário na IECLB, e também é uma maneira muito importante de criar vínculos. Muitas vezes, a secretaria é o elo entre a comunidade e o ministro ou a ministra.

Após este momento, o P. Osmar Witt, que trabalha no Arquivo Histórico da IECLB, trouxe uma palestra explanando como funciona este setor. Ele também destacou a questão da digitalização dos documentos, que é uma facilidade, que auxilia bastante, mas que é muito importante manter, por um tempo, o documento impresso arquivado. Ele falou também dos cuidados de armazenamento dos documentos. Ele explicou os tipos de arquivos e falou dos documentos que devem ser armazenados. Ele falou da importância de armazenar documentos da forma correta e falou dos materiais utilizados neste processo, que auxiliam na preservação dos papéis. Falou também das classificações dos documentos, que podem auxiliar na seleção para arquivar e organizar os ambientes. Ele também explicou como funciona o arquivamento e a classificação no Arquivo Histórico da IECLB, os critérios de arquivamento e também quais são as normas que regem cada conduta – inclusive quando se pede, por exemplo, pesquisar informações sobre algum ministro ou ministra que já tenha falecido.

Na parte da tarde, o foco foi a comunicação. Iniciando com uma dinâmica em duplas em que uma participante guiava a outra para fazer um desenho, uma de costas para a outra, foi possível entender que para uma mesma informação, as interpretações podem ser muitas. As pessoas são diferentes, com percepções diferentes, e isso também precisa ser levado em conta no trabalho. Em seguida, o P. Carlos trouxe um vídeo sobre a importância do cuidado nas condutas que envolvem a comunicação no dia a dia, destacando que não é apenas o que é dito que importa, mas também como é dito. Ele enfatizou ainda que é importante saber utilizar o vocabulário de forma adequada e que, antes de tudo, é importante saber ouvir. Logo após, a comunicadora do Sínodo Rio dos Sinos, Ana Carolina Walzburger, conduziu uma apresentação sobre o que é comunicação, quais são os meios de comunicação e como o Sínodo Rio dos Sinos está presente nas mídias, salientando a importância de se continuar o trabalho de levar adiante a palavra de Deus também através da internet.

Foi um dia muito proveitoso, repleto de conhecimento, informações, vivências, troca de experiências, dinâmicas e muita alegria! Que Deus continue a abençoar o trabalho destas pessoas que zelam pelo patrimônio das comunidades e paróquias, que administram e que são tão essenciais na vida comunitária.

Ana Carolina Walzburger –  Comunicação –  Sínodo Rio dos Sinos