
Pessoa Candidata aos Cargos de Representante Titular, a 1ª e a 2ª Suplente Ministra ou Ministro do Sínodo no Conselho da Igreja (2026 a 2030)
Funções exercidas na Igreja (Comunidade, Paróquia, Sínodo, em nível Nacional – IECLB)
Minha vivência de fé na IECLB segue o roteiro da Educação Cristã Contínua. Na minha Comunidade de origem, participei do Culto Infantil, Ensino Confirmatório e Grupo de Juventude. Participei de formações e exerci a liderança jovem. Em 1978, decidi pelo estudo da teologia, o qual conclui em 1985 nas Faculdades EST.
Completei 40 anos de atuação pastoral em Comunidades no âmbito da RE IV e Sínodo Rio dos Sinos. Além do trabalho Paroquial, atuei, em espírito voluntário, como palestrante, assessor e membro de grupos de reflexão e orientação de trabalhos da Terceira Idade, OASE, Pastoral Urbana, Diaconia, Planejamento Estratégico na Igreja e no primeiro PAMI. Exerci o cargo de Pastor Distrital e o cargo de Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos por oito anos e meio. Retornei para atuação em Comunidade, quando então, em 2020, fiz a opção pela atuação voluntária na Comunidade São Marcos em Porto Alegre e em outros desafios, onde posso continuar servindo com meus dons e minha experiência ministerial.
Desde o ano de 2022, realizo a representação ministerial do Sínodo Rio dos Sinos no Conselho da Igreja, no qual, em igual período, ocupo o cargo de Secretário da Diretoria do CI. Tenho colaborado na estruturação da agenda das reuniões junto com o Secretário Geral, motivo os momentos celebrativos nas reuniões, coordenei o Grupo de Trabalho Eleições 2026, coordeno a Comissão de Eleições IECLB 2026 e integro o Grupo de Trabalho para a Implementação do Código de Conduta e Canal de Acolhimento.
Manifestação de motivação para exercer o(s) cargo(s) para o(s) qual(quais) se candidata
Sempre encarei o Ministério Pastoral como chamado de Deus e tenho O servido com alegria. Da mesma forma, encarei as minhas eleições como Pastor Distrital, Pastor Sinodal e como Representante Ministro do Sínodo na atual gestão do Conselho da Igreja da IECLB. Nunca fiz destas ou de qualquer outra função representativa uma meta para o meu ministério pastoral.
Creio que minhas eleições para atuação em Comunidades, Distrito, Sínodo e Conselho da Igreja foram chamados temporários e que o determinante foi o meu perfil pessoal, relacional e ministerial. Nos processos de chamados, coloquei meu nome à disposição como o profeta Isaías: “Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim, Isaías 6.8.
Neste mesmo espírito, ciente das responsabilidades próprias já experimentadas até aqui, coloco meu nome a disposição para mais um mandato de Representação no Conselho da Igreja da IECLB. Sou grato por tudo o que Deus me permitiu estudar, experimentar e realizar como pastor na IECLB nestes quarenta anos de ministério. Desejo continuar servindo voluntariamente na IECLB, onde for entendido que poderei fazê-lo. Atualmente, tenho disponibilidade de tempo, motivação e saúde para fazê-lo com gratidão e alegria.
Eis-me aqui!