Acampamento Sinodal da Juventude Evangélica é realizado em Sapucaia do Sul

Nos dias 19, 20 e 21 de abril ocorreu, no Sítio Local de Adoração, em Sapucaia do Sul, o Acampamento Sinodal da Juventude Evangélica. O evento contou com a participação de 50 pessoas jovens, oriundas das comunidades e paróquias do Sínodo, além dos jovens do COSIJE – Conselho Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Rio dos Sínodos, e ministros, ministras e membros de comunidades que se voluntariaram para ajudar ao longo da programação do acampamento, sobretudo com a alimentação. 


O COSIJE foi responsável pela organização e planejamento do evento. Para isso, foi escolhido como tema “Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter”, baseado na música do Engenheiros do Hawaii, e como lema Mateus 28.20b “Eis que estou com vocês em todos os dias, até o fim dos tempos”. A partir dessa escolha, o acampamento todo girou em torno da ideia de mostrar aos jovens participantes que, apesar de nossas escolhas na vida serem limitadas por fatores externos e que não podem ser controlados por nós, temos total liberdade de sonhar com o que gostaríamos de ser, e com o mundo no qual gostaríamos de viver. Para tanto, na palestra de abertura se falou sobre a importância da JE para nos proporcionar momentos de descoberta sobre nós mesmos: é um momento em que temos a possibilidade de nos descobrir, de descobrir nossos dons, nossas vocações, nossas aptidões.

A partir dessa descoberta, encontramos a melhor forma de servir a Deus por meio das nossas comunidades. Mas, acima de tudo, somos capazes de usar o que aprendemos dentro da Igreja em nossa vida fora dela, construindo pontes entre a vida na igreja e a vida fora da igreja, já que uma está ligada a outra, e não podem existir de formas isoladas.
Contamos, ainda, com a participação da Pa. Bianca Weber e da Coordenadora do trabalho com jovens da IECLB, Kátlin Dickel, na ministração da oficina do Seminário Comunidades Criativas “Jogos para a paz com adolescentes e jovens”. Também foram ministradas oficinas por voluntários leigos e uma estudante de teologia sobre maneiras de servir a igreja, falando como somos chamados e chamadas com os nossos dons para trabalhar em favor e para a igreja.

A seguir, trazemos o depoimento de uma jovem que participou do acampamento:

“Para mim o Acampamento Sinodal da JE foi muito legal! Adorei a parte dos depoimentos e gostei bastante do culto de Tomé; foi muito reflexivo. Conheci muitas pessoas legais e fiz novas amizades. Dormir na barraca foi diferente. Estou ansiosa para o próximo encontro!”

Isadora dos Santos Dreher – Comunidade São Lucas  em Porto Alegre