Retiro reúne 25 jovens da Comunidade São Mateus

“Como treinar o seu cristão? Desafios da fé na era da obediência cega!” foi o tema do retiro do Grupo Conexão, grupo de jovens e adolescentes da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Mateus, em Porto Alegre. Reunidos nos dias 13 e 14 de dezembro na Quinta Dona Georgina, em Viamão, 25 pessoas jovens foram convidadas a refletir sobre o tema do discipulado. Além deste grupo, dois casais estiveram presentes organizando e preparando as refeições.

Fazendo alusão ao filme “Como Treinar o Seu Dragão”, as pessoas participantes foram desafiadas a identificar as influências presentes em suas vidas e a discernir quais vozes ouvir e quais caminhos deixar de seguir. O retiro contou com três momentos de Palavra. No primeiro, de forma prática e didática, foi trabalhado como, muitas vezes, o mundo acaba aplaudindo os erros e induzindo as pessoas a continuar errando.

No segundo momento, realizou-se uma rodada de perguntas ao casal líder dos jovens e ao coordenador do Ensino Confirmatório. Questões como “O que fazer para ter fé quando tudo ao redor parece um caos?” foram acolhidas, respondidas e aprofundadas em diálogo com o grupo. Já no terceiro momento, as pessoas jovens participaram de um círculo restaurativo, no qual puderam compartilhar aspectos de suas vidas, pensamentos e preocupações. “Foi um tempo de escuta, reconhecimento mútuo e de maior clareza sobre a própria caminhada de vida e de fé”, pontua o ministro da comunidade, pastor Eder Alan Ferreira Weber.

Além dos momentos de reflexão, o retiro também foi marcado por muito lazer, com jogos, brincadeiras e piscina. “Louvamos a Deus por este tempo especial com nossos jovens e agradecemos a toda a equipe organizadora, bem como a todas as pessoas que dedicaram seu tempo e dons para que este retiro acontecesse”, agradece o pastor Eder Weber.

Texto: Pastor Eder Alan Ferreira Weber
Edição: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos