Visitando a Bíblia: Ensina a criança no caminho em que deve andar

Dia dos Pais não é apenas uma data para homenagear os pais; é também um dia para lembrar aos pais qual a sua tarefa: educar os filhos.

No Livro dos Provérbios, no capítulo 22, versículo 6, está escrito: “Ensina a criança no caminho que deve andar …” Que caminho é este? Entendo que esse caminho seja o caminho da Fé, da Esperança e do Amor, como está dito em 1 Coríntios 13.13. A criança deve aprender a fé em Deus, aprender a confiar em Deus e amá-lo acima de todas coisas. Deve aprender em seguida a ter esperança por um mundo melhor e uma vida com Deus, do qual nem a morte nos pode separar. Por fim, deve aprender a amar, a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo.

Não é um caminho fácil. E o ensinamento ocorrerá mais pelo exemplo do que por aplicadas lições de catecismo, embora seja imprescindível que se leve a criança à igreja, especialmente ao culto infantil, depois acompanhá-la no ensino confirmatório e, em casa, cultivar o hábito da oração e da leitura da Bíblia. Para o início, há belos exemplares de bíblias para as crianças.

Assim, “ainda quando for velha, (a criança) não se desviará dele (do caminho)”. Sim, meus hábitos religiosos vêm desde minha infância. Ainda repito todas as noites minha antiga primeira  oração “Ich bin klein, mein Herz mach rein…”  Claro que isso veio mais de minha mãe que de meu pai, embora ele também exercesse grande influência.

Então, querido pai, nesse teu dia, te desejamos o que houver de melhor, mas principalmente te agradecemos por nos teres ensinado o caminho da Fé, da Esperança e do Amor, e te estimulamos a continuares a fazê-lo, se não mais com teus filhos, agora com teus netos. Conta-lhes histórias bíblicas, faze de Sansão, Davi e outros os seus super-heróis, ora com eles, ensina-lhes orações.

Isso contribuirá para que, quando forem velhos, não se desviem do caminho.

Abençoado Dia dos Pais!

P. Dr. Carlos Arthur Dreher
(Professor e Pastor aposentado da IECLB)