Teologia, Sexualidade, Saúde Reprodutiva e Direitos

Trabalho desenvolvido pelo PGR-EST chama atenção em evento internacional realizado na Colômbia

Entre os dias 29 de novembro de 1º de dezembro, a Faculdades EST, através do Programa de Gênero e Religião, esteve presente no Encontro Internacional de Teologia, Saúde Sexual e Direitos, na Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, na Colômbia. O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre elas, docentes, pesquisadoras e pesquisadores, lideranças religiosas, representantes de coletivos e organizações da sociedade civil, da Colômbia, e também do Brasil, Argentina, Suécia e África do Sul.

Financiado pela Igreja da Suécia, o projeto “Teologia, Sexualidade, Saúde Reprodutiva e Direitos (TSSRD)” é executado pelo Programa de Gênero e Religião (PGR-EST), através do desenvolvimento de duas pesquisas. Uma delas é coordenada pelo Prof. Dr. S. Musskopf “A produção de conhecimento teológico sobre saúde e direitos no âmbito da sexualidade e da reprodução humana a partir do trabalho com grupos religiosos e organizações sociais” a outra pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. Remí Klein “Teologia, Sexualidade e Educação Cristã”. Este último envolvido com a produção de conhecimento teológico-pedagógico sobre saúde e direitos no âmbito da sexualidade no processo educativo-religioso, em especial na Educação Cristã, a partir de pesquisa participante, com cunho de pesquisa-formação, com grupo de lideranças da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Envolvido na elaboração de materiais didáticos e na formação inicial e continuada para a atuação eclesial-comunitária com crianças e adolescentes. “Durante o evento foi possível perceber que eles reconhecem e valorizam a pertinência e a qualidade da pesquisa desenvolvida pela Faculdades EST”, ressaltou a profa Marcia Blasi.

O Prof. Dr. André S. Musskopf proferiu a conferência “EST: A produção de conhecimento teológico sobre gênero e sexualidade”. A Profa Dra Laude Brandenburg apresentou em nome do Prof. Remí Klein, que não viajou por motivos de saúde, a conferência “EST: Gênero e sexualidade na educação cristã”.

O evento também contou com relatos de experiência de Rogério Aguiar, da Fundação Luterana de Diaconia; Télia Negrão, do Coletivo Feminino Plural; Resina Bohrz, da Comunidade Floresta Imperial; e Mariane Noely Bail da Cruz, do Grupo de Pesquisa-Formação.

Durante dois dias, as oficinas oferecidas pela Faculdades EST foram muito procuradas. Mariane Noely Bail da Cruz, Luciana Steffen, Raquel Wieland falaram sobre Gênero e sexualidade em materiais didáticos da Igreja; Rogério Aguiar tratou sobre Violência doméstica – A experiência da exposição “Nem tão doce lar”; e Luciana Steffen e Telia Negrão trataram sobre Mulheres com deficiência: Direitos sexuais e direitos reprodutivos.

O grupo de viagem foi integrado por André S. Musskopf, coordenador do projeto TSSRD; Marcia Blasi, representando a presidência da IECLB; Laude Brandenburg, representando a Reitoria da Faculdades EST; Mariane Noely Bail da Cruz e Raquel Wieland, que representaram a pesquisa coordenada pelo Prof. Remí Klein; Luciana Steffen e Sabrina Senger, representando a pesquisa coordenada pelo Prof. Dr. André Musskopf; Resi Bohrz, representando o Grupo de Mulheres de NH; Télia Negrão, representando o Coletivo Feminino Plural; Rogério Aguiar, representando a FLD.

Segundo Sabrina Senge, a presença de quatro mulheres na mesa de conferência garantiu a representatividade feminina no evento. E o grupo da Faculdades EST marcou essa representatividade. “O evento também foi muito importante para as relações internacionais, as pessoas ficaram muito interessadas pelas oficinas que oferecemos e isso foi muito bom”, salientou Sabrina.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini