14 de Junho de 2017

Sínodos promovem workshop em parceria com Rádio União FM

No dia 06 de junho, ministros e ministras dos Sínodos Rio dos Sinos e Nordeste Gaúcho reuniram-se no Hotel Sinfonia, ...

Sínodos promovem workshop em parceria com Rádio União FM

Quarta-feira, 14 de Junho de 2017

 No dia 06 de junho, ministros e ministras dos Sínodos Rio dos Sinos e Nordeste Gaúcho reuniram-se no Hotel Sinfonia, em Novo Hamburgo, para participar de um workshop dos colaboradores e colaboradoras do programa “Comunidades em União”, transmitido aos domingos pela manhã pela Rádio União FM.

Antes de se dar início à palestra, o P. Heitor Meurer, um dos organizadores do evento, saudou as pessoas presentes. Em seguida, o Diretor Executivo da Rádio União FM, Rodrigo Giacomet, destacou a importância de levar aos ouvintes palavras de fé e esperança através da programação evangélico-luterana na rádio. Ressaltou que é necessário dar continuidade a este trabalho.

 O Presidente da Diretoria da Fundação Sinodal de Comunicação, Daniel Möller, também trouxe uma palavra de saudação e meditação. A partir da passagem bíblica de Marcos 2.1-11, ele falou sobre a diferença entre metas, objetivos e propósitos, e destacou que o nosso propósito como pessoas cristãs é fazer o bem, e que isto deve ser levado adiante também através do que é falado nos programas de rádio.

Após, P. Heitor leu o lema da semana e convidou para o canto de um hino. O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck, do Sínodo Rio dos Sinos, também presente ao encontro, leu as Senhas Bíblicas previstas para o dia e falou sobre o trabalho do Conselho Intersinodal de programação Evangélico-luterana, que não apenas transmite mensagens religiosas, mas que tem o objetivo de movimentar as pessoas e dar uma nova forma, um novo sentido ao que é passado.

O P. Heitor concluiu este momento de abertura lembrando o dia de Pentecostes, ocorrido no domingo de 04/06, com a leitura do capítulo 2 do Livro de Atos, que nos provoca dizendo que o Espírito Santo nos impulsiona a agir

Em seguida, Vilnei Roberto Varzim, psicólogo, especializado em práticas de oratória, de Pelotas, iniciou a palestra sobre a “arte do bem falar”. Ele colocou que, quando comunicamos, não percebemos o que estamos comunicando às outras pessoas, pois cada receptor interpreta a mensagem de uma maneira diferente.

Vilnei mostrou que, ao comunicar, é preciso ter uma motivação. A arte da comunicação consiste na capacidade de trazer o ouvinte para dentro da história, e se firma na ideia de criar um desejo, cativar quem recebe a mensagem. O palestrante afirmou também que a comunicação está diretamente relacionada às emoções: se alguém está emocionalmente abalado, a mensagem a ser transmitida não será de qualidade. Além das emoções, os fatores culturais e motivacionais também influenciam na comunicação.

Na segunda etapa da palestra, Vilnei destacou a importância da boa dicção ao se transmitir uma mensagem. Ele mostrou também como a entonação, a pronúncia, o ritmo e a confiança ao emitir uma mensagem modificam a percepção do receptor.  O palestrante colocou que é muito importante pensar em qual a intenção do emissor da mensagem ao comunicá-la.

 Assim, é possível pensar no uso de palavras tônicas, que destacam os pontos importantes nas frases, na ênfase de cada palavra, ao dar o formato correto para o discurso, e onde usar o silêncio entre as frases. Estes fatores permitem que uma mensagem seja emitida com mais clareza e qualidade. E, ao receber a mensagem, o receptor perceberá o que foi dito com mais eficácia, guardando o conteúdo por mais tempo. O palestrante ressaltou a importância de ter segurança ao transmitir uma opinião. Devem-se utilizar expressões que deem ideia de que quem está falando entende do assunto discutido. Na terceira etapa de sua palestra, Vilnei mostrou técnicas e alguns exercícios de dicção, que envolvem respiração, articulação e encontros consonantais. Compartilhou também dicas de como falar melhor, como preparar um discurso e de quais cuidados se deve ter com a voz antes de falar ao público.

À tarde, o P. Heitor coordenou uma roda de conversa com os ministros e as ministras sobre a programação Evangélico-luterana da Rádio União FM, com destaque para o formato do programa “Comunidades em União”. Muitas ideias e sugestões foram trazidas pelos participantes e várias dúvidas esclarecidas nesta conversa. O workshop terminou por volta das 16h, com uma palavra de oração, trazida pela Pastora Sinodal do Nordeste Gaúcho, Tânia Cristina Weimer.

 

 

 

IECLB

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 B - Bairro Morro do Espelho
São Leopoldo / RS - CEP 93030-220

(51) 3589 3821
(51) 3037 7527
(51) 999133 9052

faleconosco@sinodors.org.br

hand made by Schleder*