Seminário de Dirigentes de Comunidades e Paróquias do Sínodo Rio dos Sinos: contribuindo para a missão

Nos dias 01 e 02 de abril, mais de 80 representantes de 31 Paróquias e Comunidades do Sínodo Rio dos Sinos participaram do Seminário de Dirigentes de Campos de Atividade Ministerial. O evento, que ocorreu no CECREI, em São Leopoldo, deu lugar a diversos temas relacionados à gestão e administração das paróquias e comunidades.

Na manhã de sábado, as pessoas presentes foram acolhidas por Revaldo Becker, Presidente em exercício do Conselho Sinodal.

Em seguida, o P. Sinodal Edson Edilio Streck saudou a todos e passou a palavra ao P. Altemir Labes, que apresentou o Novo Roteiro para o Planejamento Missionário – PAMI, junto com o P. Emilio Voigt.

No final da manhã, o P. Altemir apresentou o Novo Formulário para Estatística da IECLB, respondeu às dúvidas dos dirigentes e abriu espaço para quem quisesse trazer relatos sobre a implantação do PAMI em sua comunidade.

Logo após o almoço, houve um momento de meditação, conduzido pelo Pastor Sinodal. Em seguida, foram propostas duas dinâmicas: uma de cumprimento e interação entre as pessoas presentes; 

e outra em que as pessoas presentes se dividiram em grupos e foram estimuladas a conversarem sobre suas expectativas para o Seminário.

Cada grupo compartilhou o que esperava do final de semana, preenchendo o cartaz do evento com suas palavras e frases.

Depois do momento de dinâmica, o P. Edson Edilio Streck ministrou uma palestra em que relatou um pouco da história do Sínodo.

Em seguida, trouxe alguns assuntos que dizem respeito à rotina de quem dirige um campo de atividade ministerial: ofertas, Fundo de Missão, subsistência ministerial e seguridade luterana.

Revaldo Becker, Rudi Strassburger, Edmundo Prochnow e Monica Kupka trouxeram informações sobre: dízimo, repasses, questões legais, estatutos e declaração de Imposto de Renda, que se estenderam para o período após a janta.

Encerrando o primeiro dia do evento, a Pastora Cleide Olsson Schneider e o bacharel em Teologia Thiago Campagnoni Alves levaram o momento de meditação e reflexão, sobre o texto bíblico que apresenta Deus como um oleiro e seu povo, como vasos.

Na manhã de domingo, foram tratados assuntos relacionados à Prática Ministerial e Visitação.

Foi apresentado também o Plano de Ação Missionária do Sínodo.

Alguns dirigentes levaram testemunhos das suas comunidades aos demais. Depois, conversou-se brevemente sobre os conselhos assessores do Sínodo, destacando a importância da campanha de missão “Vai e Vem” e a necessidade do cuidado e das ações de Diaconia, através de projetos como a Pastoral do Cuidado, por exemplo.

Ambos os assuntos foram trazidos e apresentados pela a Pa. Franciele Vanessa Sander, que é a coordenadora da Pastoral do Cuidado.

Em seguida, também foi falado sobre a assessoria de Comunicação. Ana Carolina Walzburger relatou sobre sua atuação no Sínodo na área das Novas Mídias e estimulou a divulgação de cultos, cursos e outros eventos nas comunidades e paróquias nas redes sociais. Este recurso é cada vez mais utilizado e tem gerado resultados perceptíveis para as pessoas que o adotaram.

Também foram colocados em pauta assuntos que correspondem aos Conselhos Assessores de Formação e Articulação Comunitária, Gestão Comunitária, Missão Urbana e Evangelização, Acompanhamento Pastoral e Mobilização de Recursos. 

Em seguida, foram trazidas informações importantes para todas as paróquias e comunidades em relação às próximas atividades em âmbito sinodal previstas para 2017. Antes de se encerrar o Seminário, foi feita uma avaliação geral do evento, e as pessoas presentes tiveram espaço para falar de suas impressões sobre o que levam consigo destes dois dias de encontro.

Após a avaliação, a Pastora Cleide trouxe mais um momento de música, louvor e reflexão com um belo vídeo institucional, que apresentou a história da IECLB.

O P. Sinodal Edson Edilio Streck conduziu a oração final, convidando para o almoço de encerramento do Seminário.