Olimpíadas Sinodais da Juventude Evangélica: do esporte à convivência

           Entre reuniões, trocas de e-mails, mensagens, encaminhamentos, sonhos e o desejo de viver e vivenciar este encontro esportivo e de convivência, o COSIJE – Conselho Sinodal da Juventude Evangélica, realizou, entre os dias 04 a 06 de agosto as Olimpíadas Sinodais. Nesta edição, as olímpiadas foram sediadas em Sapiranga, uma parceria com a Paróquia local e o Colégio Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga.

            O encontro contou com a presença de cento e trinta jovens, sob a perspectiva de treze grupos de JE – Juventude Evangélica, representadas no evento. Além da colaboração de amigos, amigas, ministros e ministras, houve a visita das famílias dos jovens que participaram do evento, assistindo e torcendo, nos diferentes jogos e modalidades.

            Muito além da dimensão de competição, o que marcou o evento foi a convivência, brincadeiras e a amizade entre os diferentes jovens do nosso sínodo. O encontro foi marcado também por momentos de espiritualidade, oração e música, conduzidos pela Pastora orientadora teológica do grupo, Carina Schimdt e o teólogo e pedagogo, Edir Spredemann. No domingo, os jovens participaram do culto na comunidade local, outra marca significativa na memória e história deste evento voltado à juventude.

            A pregação do Pastor Sinodal, Edson Streck, trouxe-nos uma gostosa reflexão: vamos empenhar nossa força e dedicação jovem também a serviço do amor comunitário, essa nossa maior vitória e premiação – pertencer à mesma família que comunga da mesma fé em Cristo Jesus. Esta é a marca que perpassa e permanece; entre todos os sentimentos que permearam as atividades esportivas, entre vitórias e derrotas, medalhas e a ausência delas, permanecem a essência e o vinculo de amor e fé entre os jovens que tiveram a oportunidade de participar e vivenciar as olimpíadas.

            As mensagens animadas e engraçadas, bem como as cantorias, permanecem entre os e as jovens que participaram do evento. Seja nos encontros pelos caminhos ou nas redes sociais, é possível acompanhar os sorrisos e o fortalecimento de convivências que a proposta trouxe aos jovens do Sinodo Rio dos Sinos.

            Agradecemos essencialmente à equipe de jovens que forma o COSIJE, pelo seu empenho, amor e servir na realização desta atividade sinodal. Que o desafio de ser e viver juventude evangélica nos anime e desafie a criar espaços voltados para jovens em uma igreja que celebra a vida em sua diversidade e dignidade.

 Veja mais fotos do evento: https://goo.gl/4Yfqga