Ministros e ministras do Sínodo reúnem-se em Alvorada

Na terça-feira, 26 de agosto, aconteceu mais uma reunião dos ministros e ministras do Sínodo Rio dos Sinos, na Paróquia Maria Madalena, no município de Alvorada, na região metropolitana da capital gaúcha. A meditação de abertura foi dirigida pela pastora local, Elfi Rehbein.

A parte da manhã foi dedicada à reflexão sobre a vida e ministério de Dietrich Bonhoeffer (*04.02.1906 + 09.04.1945). De forma empolgante e fortemente embasada, o P.em. Harald Malschitzky, atraiu a atenção de todos ao discorrer sobre a biografia de Bonhoeffer, marcada por sua dedicação à música, à cultura, à literatura e a um amor profundo e comprometido com o evangelho de Cristo. Doutor em teologia aos 21 anos de idade e pós-doutorado aos 24, Bonhoeffer só pôde assumir sua primeira paróquia paralela à docência, aos 25 anos. Como pregar o evangelho a uma geração cada vez mais secularizada? Como incluir os esquecidos? Como enfrentar a emergente figura de Adolf Hitler, numa escancarada perseguição aos judeus e na difusão do arianismo (por uma raça pura) crescendo de forma acelerada, inclusive na igreja constituída? Estas foram algumas das perguntas às quais Bonhoeffer buscou respostas não apenas teóricas mas na prática, por sua identificação com a igreja confessante (antinazista), por sua piedade e por sua convicção de, se necessário, entregar a própria vida, para não negar sua fé, o que aconteceu com sua execução.

A parte da tarde foi de assuntos administrativos, definição de metas no trabalho em núcleos e início do planejamento de 2015. Os ministros e ministras, que se reúnem periodicamente nos núcleos, voltarão a se reunir de forma conjunta, de 3 a 5 de novembro, na Convenção Sinodal.

Pastora Elfi Rehbein trouxe a mensagem de abertura

Pastor Sinodal Edson E. Streck coordenou os trabalhos

P.em. Harald Malschitzky foi o palestrante no encontro

Malschitzky dissertou sobre a vida e obra Bonhoeffer

FOTOS: Heitor Meurer