Mensagem da 13ª Assembleia Sinodal às comunidades

 

Mensagem da 13ª Assembleia Sinodal

às Comunidades do Sínodo Rio dos Sinos

 

Aos dezesseis dias do mês de agosto de dois mil e catorze, sob garoa, num dia típico para essa época de inverno, mais de duzentas pessoas estiveram reunidas na Comunidade Evangélica de Itati, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Vale do Três Forquilhas. Representantes de todas as paróquias, setores de trabalho, departamentos e instituições no Sínodo Rio dos Sinos, bem como a representante da Presidência da IECLB, Pastora 2ª Vice-Presidente Silvia Beatrice Genz, celebraram e deliberaram sobre questões da vida da Igreja.

A meditação foi inspirada nas palavras das Senhas Diárias, de Isaias 60.20: “Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará, porque o Senhor será a tua luz perpétua”. A partir da simbologia do sol e da lua fomos lembrados da luz de Cristo que sempre ilumina nossa caminhada, concedendo-nos ânimo, lucidez e coragem, na missão de Deus.

As eleições em nível sinodal e as indicações para as eleições em âmbito nacional da IECLB foram o ponto alto da Assembleia. Todo o processo eletivo transcorreu de forma organizada, dinâmica e eficiente. Foram reeleitos para os cargos de Pastor Sinodal, Edson Edilio Streck e para Pastor Vice-Sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, o que demonstra o desejo de continuidade na caminhada de nosso Sínodo.

Como marco do planejamento estratégico sinodal, que elegeu a Missão Urbana como prioridade, foi lançado o livro “Cenários Urbanos: Realidade e esperança – Desafios às comunidades cristãs”. Apoiados no Tema do Ano: “Vidas em Comunhão” e no Lema: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz” (Jeremias 29.7), fomos convidadas e convidados a continuar esta reflexão no Dia Sinodal da Igreja, a realizar-se no dia 28 de setembro de 2014, no Morro do Espelho, sob o tema e lema “Caminhos de Paz – Eu Sou o caminho…” (João 14.6).

Oramos reafirmando nossa confiança na fidelidade divina e expressamos nossa gratidão à comunidade local que tão bem nos acolheu. Despedimo-nos na certeza de permanecermos unidos e dedicados na missão de Deus.

Itati/RS, 16 de agosto de 2014.