Faculdades EST promove Palestra Pública com Bispo Munib, presidente da Federação Luterana Mundial

A Igreja Cristã na Palestina

Palestra pública com o Bispo Dr. Munib A. Younan na sexta-feira, 17

Acontece nesta sexta-feira, 17, às 19h30, no Auditório Schlieper a Palestra Pública com o Bispo Dr. Munib A. Younan, bispo da Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e Terra Santa (ELCJHL), sobre o tema Igreja Cristã na Palestina e Política de Gênero da Federação Luterana Mundial (FLM). Dr. Younan vai falar sobre A Vida nas Comunidades Palestinas e Justiça de Gênero, onde estará compartilhando sua experiência como Bispo da Igreja Luterana da Jordânia e Terra Santa e como presidente da FLM.

No sábado, 18, pela manhã, o bispo deve participar de uma conversa informal com os estudantes e a comunidade em geral.

***

O Bispo Dr. Munib A. Younan é o terceiro palestino a ocupar o cargo na Igreja Luterana da Jordânia e Terra Santa. Ele foi consagrado como bispo em 5 de janeiro de 1998, na Igreja Evangélica Luterana do Redentor, em Jerusalém, na presença de líderes religiosos e políticos de muitas nações.

Younan foi educado na Palestina e na Finlândia e foi ativo em numerosas organizações de fé desde a sua ordenação em 1976, como o Conselho Oriente Médio de Igrejas (MECC), a Federação Luterana Mundial (FLM) e da Comunhão das Igrejas Evangélicas do Oriente Médio (FMEEC). O bispo foi o primeiro a traduzir a Confissão de Augsburg, um documento fundamental da Igreja Luterana, em árabe. Ele é membro ativo de vários diálogos ecumênicos e inter-religiosos em Jerusalém, os quais ajudou a fundar.

Em julho de 2010, foi eleito presidente da Federação Luterana Mundial (FLM), uma comunhão global de igrejas cristãs, com 145 igrejas-membro em 79 países, representando mais de 70 milhões de cristãos. Foi presidente recentemente da Comunhão das Igrejas Evangélicas do Oriente Médio (FMEEC) e oferece liderança para os Patriarcas Ecumênicos e Chefes de Igrejas Cristãs locais no grupo de Jerusalém, bem como para o Conselho de Instituições Religiosas da Terra Santa (CRIHL) composto por líderes de judeus, muçulmanos e comunidades cristãs.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini