Eméritos do Rio Grande do Sul tiveram encontro em São Leopoldo

 Nos dias 14 e 15 de setembro, reuniram-se no Centro de Retiros da Casa Matriz de Diaconisas no Morro do Espelho, em São Leopoldo,  46 pastores eméritos, esposas, viúvas, viúvos e irmãs jubiladas  do RS,  para o seu encontro anual. Contamos também com a presença do casal Werner e Inge Brunken representantes do grupo de eméritos de SC e PR; do Pastor Presidente da IECLB, Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos e do Secretário para o ministério com Ordenação.

A programação foi planejada pela equipe organizadora e constou de quatro blocos:

Meditação e diálogo com o P. P. Dr. Nestor Friedrich.

O Pastor Presidente trouxe uma meditação sobre o tema da IECLB seguida de uma apresentação dos principais desdobramentos  e encaminhamentos do tema na Igreja. A seguir houve diálogo livre a partir da apresentação feita e outros assuntos de interesse dos participantes.

Tema central: A DEPRESSÃO NA 3ª IDADE.

O estudo esteve a cargo da psicóloga e mestre em gerontologia Simone B. Burmeister de Porto Alegre. Ela iniciou com a definição: “A OMS define depressão como um transtorno mental, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sensação de cansaço e falta de concentração. É uma doença que se caracteriza por mudanças no humor e pela perda de prazer em atividades cotidianas, que antes eram prazerosas ou motivadoras”.

       Sua apresentação caracterizou a diferença entre tristeza e depressão; os diversos níveis da depressão; incidências e riscos na terceira idade; seus sintomas, tratamento, o papel da família na terapia… Sua fala foi pertinente, cativante e esclarecedora. Despertou grande interesse para um intenso diálogo em busca de ajuda preventiva e terapêutica para lidar com pessoas idosas portadoras desta doença.

Noitada lúdica.

 Sob a coordenação de Ingrid Fischer tivemos uma noite festiva de intensa integração. Iniciou-se com um gostoso galeto, seguido de cantos e muitas risos ao lembrar “causos pitorescos” de vivências ministeriais. Foi uma noite de catarse que nos fez muito bem.

Planejamento e encaminhamentos.

– Baseado na experiência relatada pelo Casal Brunken, assumimos para nós o desafio de reunir colegas eméritos/jubiladas periodicamente por regiões menores: exemplo: São Leopoldo e arredores, Porto Alegre, Região de Santa Cruz do Sul, Sínodo Nordeste Gaúcho… O objetivo destes encontros é estimular a convivência fraterna e apoio a quem se encontra fragilizado (doente). Sugerimos que os pastores/as sinodais estimulem estes encontros.

Considerando que a grande maioria dos pastores eméritos prestam serviços voluntários nas comunidades e instâncias da IECLB e há também colegas que não tem condições financeiras para custear suas despesas na participação dos encontros anuais, sugerimos que haja um apoio financeiro da parte de Sínodos e Secretaria Geral para a viabilizar a realização destes encontros.

– A data do próximo encontro anual foi marcado para os dias 10 e 11 de setembro de 2016, tendo como temática:  500 anos da Reforma  e o contexto pós-moderno.

– O casal Walter e Madalena Altmann ou Gunther e Eloísa Wehrmann serão nossos representantes no encontro de eméritos em Santa Catarina.

– Grupo Coordenador do próximo encontro de 2016: Arzemiro e Nadir Hoffmann, Martin e Wali Dreher, Waldemar e Inge Lückemeyer, Ingrid Fischer, Lúbia Wartschow e uma irmã representante da CMD.

Encerramento

Na meditação de encerramento, o P. Sinodal Edson Streck trouxe um marcante estudo    sobre a conflitividade familiar presente na experiência do livro de Gênesis, mais precisamente,  de Abraão/Sara, Isaque/Rebeca e seus filhos Esaú e Jacó. 

Avaliação:

– Na avaliação final foi enfatizado a profundidade, pertinência e a didática da abordagem do tema da Depressão.

Toda programação foi de inteiro agrado e saímos animados e motivados para contagiar outros colegas a participar dos futuros encontros.

Agradecimentos:

– Manifestamos nossa gratidão pelas presenças do P. P. Dr. Nestor Friedrich, do Secretário do Ministério com Ordenação P. Marcos Bechert e do P.Sin. Edson Streck.

      Pela grupo organizador Arzemiro e Nadir Hoffmann.