Convenção e Conferência sinodal reúnem Ministros e Ministras em Bento Gonçalves

Nos dias 06 e 07 de novembro, aconteceu a Convenção Sinodal de Ministras e Ministros no Grande Hotel Dall´Onder em Bento Gonçalves.

As convenções sinodais têm como objetivo olhar com cuidado para a nossa relação com Deus, conosco mesmos, com pessoas próximas e com o contexto em que vivemos. Esse espírito também esteve presente nessa convenção. Sob o tema

“Perdão, saúde e bem-estar”, um grupo de 60 pessoas trocou experiências e partilhou momentos agradáveis. Sandra Geiger, abordando o tema saúde e bem-estar, falou sobre os benefícios da massoterapia; Marlene Gaede trouxe o “Cone Chinês” como uma forma de tratamento para o ouvido; Leonídio Gaede falou sobre o Método de Reestruturação Corporal – MRC.

No primeiro dia da Convenção de Ministras e Ministras do Sínodo Rio dos Sinos, aconteceu uma degustação teológica de vinhos, intitulada “Vinho – dádiva do céu e da terra”. A degustação foi conduzida pelos pastores Hans A. Trein e João Artur M. da Silva e pela sommelière Deise da Costa. Foram degustados: um espumante Demi-Sec, um vinho branco Chardonnay, um vinho tinto Pinot Noir, um vinho tinto Cabernet Sauvignon e um vinho licoroso. Ao longo da degustação, foram compartilhadas reflexões sobre o vinho a partir de textos bíblicos. Essa vivência de uma degustação com a contribuição da espiritualidade cristã foi bem acolhida pelos participantes da Convenção Sinodal.

Ao longo desses dois dias, houve abordagens na área da saúde, como alimentação e cuidados com o corpo, mas também se falou um pouco sobre os cuidados com algumas questões de cunho emocional e eespiritual. O perdão, as mágoas, os rancores que “guardamos” e que influenciam pessoal e profissionalmente o ambiente da igreja foram assuntos especialmente tratados durante essa convenção. Sobre isso falou a psicóloga Roseli Kühnrich de Oliveira sob o título “O perdão e seus efeitos colaterais”. As meditações foram marcadas por textos bíblicos que traziam a ação de Deus na vida de pessoas da Bíblia através do toque, da presença e do cuidado. A convenção encerrou com uma Celebração Eucarística de Taizé na noite de terça-feira. Na quarta-feira, aconteceu a Conferência de Ministras/os com o compartilhamento de ideias e o planejamento para 2018. A convenção é um investimento do Sínodo, de comunidades e também pessoal de cada ministro, visando ao cuidado com a integralidade das pessoas que participam desse momento (ministro/a e seu cônjuge).