Conferência Sinodal reúne Ministros e Ministras em Porto Alegre

Na última terça-feira, dia 28 de março, na Comunidade da Paz, em Porto Alegre, estiveram reunidas 60 pessoas para a Conferência de Ministros e Ministras do Sínodo Rio dos Sinos.

O evento contou também com a presença de ministros aposentados, de pessoas em Período Prático de Habilitação para o Ministério e de vários estudantes de Teologia, que realizam seu estágio em comunidades do Sínodo.

A reunião começou às 8h30min, com a saudação e acolhida do P. Kurt Rieck, que atua na comunidade. Logo após, o momento foi conduzido pelo P. Leonídio Gaede, que trouxe uma palavra bíblica.

O P. Altemir Labes apresentou o novo Roteiro para Planejamento Missionário, o qual poderá ser implantado a partir deste ano nas comunidades, paróquias ou grupos de atividade da IECLB.

O P. Altemir também apresentou e explicou como funciona o novo programa de relatórios e estatísticas das comunidades e paróquias do Sínodo. Depois das apresentações, houve um tempo para esclarecimento de dúvidas.

Logo após, o P. Dr. Martin Dreher contou às pessoas presentes um pouco sobre o conteúdo de seu livro recém-lançado, intitulado “A religião de Jacobina”, que narra a história de Jacobina Maurer e, consequentemente, de algumas das cidades do Rio Grande do Sul, que fazem parte do Sínodo Rio dos Sinos.

Após o almoço, vários assuntos importantes foram trazidos aos ministros e ministras, como os próximos eventos de âmbito sinodal, prestação de contas, campanhas, eleições e outros temas. Logo após, houve a divisão em grupos para debater sobre temas diversos:

o Jornal “Sinos da Comunhão”;

a Programação Evangélico-Luterana na Rádio União;

Formação continuada de Ministros e Ministras;

as ações envolvendo Missão Urbana;

as novas mídias utilizadas para comunicação no Sínodo Rio dos Sinos;

a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão “Vai e Vem”.

Depois do momento de diálogo, aconteceu a apresentação das sugestões de cada grupo. Este momento de conversa foi de extrema importância, pois serviu para os ministros e ministras compartilharem suas visões sobre diversos assuntos e ainda levar novas ideias à gestão do Sínodo.

O encerramento da Conferência de Ministros e Ministras ocorreu por volta das 16h30min. A oração final, a bênção e o envio foram conduzidos pelo P. Carlos Bock.