Comunidade de São Leopoldo recebe Conferência Sinodal de Ministros e Ministras

Como já previsto na agenda sinodal, no dia 29 de agosto ministros e ministras que atuam no âmbito do Sínodo Rio dos Sinos reuniram-se nas dependências da Comunidade Evangélica de São Leopoldo para mais uma Conferência.

Após a recepção com café, o coral do Instituto Rio Branco conduziu o momento de abertura do encontro, cantando três belas músicas.

Na meditação, o Pastor Maurício Haacke, que atua na Comunidade, comentou sobre os dons dados por Deus e como se pode utilizar estes dons para acolher o próximo e fazer o bem.

Ele concluiu a mensagem enfatizando que a vontade de Deus é que compartilhemos nossos dons. Em seguida, o Pastor Sinodal Edson Streck fez a leitura das Senhas Diárias e trouxe um momento de oração.

O Dr. Carlos Gilberto Bock, teólogo que atua na Secretaria Geral da IECLB, foi convidado a falar sobre o tema da conferência naquela manhã: “Sustentabilidade da Igreja”. Durante sua palestra, mostrou de que formas as pessoas cristãs podem se apropriar e aplicar a sustentabilidade em seu meio e auxiliar no desenvolvimento institucional, através do planejamento de gestão.

O Dr. Carlos falou sobre a importância de organizar uma comunidade, uma paróquia ou outra instituição para que esta se mantenha viva e tenha valor para a sociedade. O teólogo mostrou o quanto resgatar as pessoas para fé é relevante, e que a importância da fé para cada pessoa faz com que a Igreja se torne uma prioridade e, assim, aumente a motivação para chamar membros e fazer com que todas as atividades aconteçam e a gestão seja sustentável.

Em seguida, foi aberto um espaço para que ministros e ministras fizessem suas colocações ou compartilhassem experiências, complementando o assunto trazido naquela manhã. O Pastor Sinodal, por fim, enfatizou que é preciso investir no Plano de Ação Missionária da Igreja (PAMI) e que é necessário, sim, planejar uma nova igreja, de forma natural, assim como deve ser o servir a Deus. O palestrante falou sobre a importância de lideranças de paróquias e comunidades realizarem o Curso de Qualificação para Sustentabilidade em Comunidades, uma vez que para desempenhar de forma apropriada a tarefa de gestão, é importante que conheçam a estrutura e o funcionamento da Igreja.

Na parte da tarde, houve um espaço para que ministros e ministras compartilhassem informações e acontecimentos relevantes em âmbito sinodal. Ministros e ministras também receberam informações sobre as próximas atividades previstas na agenda sinodal para 2017 e 2018. Outros temas envolvendo o Sínodo também foram levantados, dando destaque aos eventos que ocorrem em virtude da Celebração dos 500 anos da Reforma Luterana.

A Conferência Sinodal encerrou às 16 horas, após um momento de bênção e envio, que foi conduzido pelo Pastor Carlos Eduardo Müller Bock.