Após um período de 10 anos dedicados ao trabalho do COMIN/IECLB o Pastor Hans Trein entra num tempo de sabático e se despede numa carta que publicamos abaixo:

Caras amigas e amigos,

A partir de 30 de junho de 2014 não estou mais trabalhando no COMIN. No contexto do novo Plano Estratégico, o Programa de Sustentabilidade Institucional e Mobilização de Recursos que eu coordenava nos últimos três anos, foi integrado como polí­tica institucional dentro da coordenação do COMIN. Como programa não vinha mais obtendo o  apoio financeiro necessário.

Sou muito grato pelos quase 11 anos de trabalho e aprendizados no COMIN. Em especial, agradeço pela parceria e amizade de vocês. Espero que agraciem as e os colegas que continuam responsabilizando essa importante missão da IECLB com o mesmo empenho e carinho que deram a mim. Desejo até que seja mais: a questão indí­gena tornou-se mais visível, o movimento indí­gena mais organizado e ativo. Por isso, também o anti-indigenismo entranhado nas profundezas de nossa sociedade com mentalidade colonizadora brota com mais virulência. Mas não há outro caminho senão a justiça restaurativa e a reconciliação, respectivamente uma tarefa para as polí­ticas públicas e para as igrejas.

Eu estou entrando em um ano sabático. Minha aposentadoria pelo INSS me permite esse "luxo", depois de 37 anos ativos. Além de tomar tempo para oração e para decidir como vou continuar com minha profissão e vocação, estou fazendo a integralização da graduação em Teologia na EST. Dedicação à  história familiar, revisão das atividades profissionais pregressas e contribuições esporádicas aqui e ali também estão se apresentando como projetos para esse período, ao lado dos afazeres do lar, dado a que Kêthe segue o seu trabalho como secretária do Colégio Sinodal. Mais adiante penso em estudar antropologia. No COMIN ainda estarei disponível para uma e outra tarefa voluntária.

A correspondência de serviço ao COMIN deve ser dirigida à  Renate Gierus (comin_coord@est.edu.br) e à  Marise Thielke (comin_admin@est.edu.br).

Meu endereço eletrônico particular é Hansatrein@gmail.com

Um grande abraço,

Hans Alfred Trein

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br