Localizado em Joiville, Santa Catarina, o Ancianato Bethesda completou 85 anos de fundação no dia 16 de dezembro. Ele foi fundado em 1934 pelos pastores Karl Müller e Wilhelm Dommel, o Bethesda é o mais antigo lar de pessoas idosas da região de Joinville. A casa abriga uma centena de pessoas em uma espécie de residencial, que tem quartos e apartamentos, ao lado de toda a infraestrutura de atendimento de hotelaria e enfermagem.

Nos anos 1950, já com meia centena de moradores o Berthesda passou a ser administrado pelo pastor Georg Burger e a esposa Elisabeth. Nesse período, entre outros, um hospital foi erguido ao lado do ancianato. 

Mais tarde, a instituição foi assumida pelo filho de Georg, o também pastor Hans Burger, que administrou a casa por mais de 40 anos, ao lado da diácona Regina Krause. Atualmente, o pastor Burger é um dos moradores do Bethesda e a diácona Regina dirige a instituição.

Hoje, o Bethesda é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), com centro de convivência integral e moradia. Para os moradores há serviços de médico, nutricionista, enfermeiros, fisioterapeutas, educador físico, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Uma das marcas que acompanha a instituição e a notabilizou em todo o Brasil e no mundo é a Dança Sênior. Trazida ao Brasil na década de 1980 por Christel Weber, e impulsionada na instituição e no Brasil a partir de 1982 pela diácona Regina Krause, a modalidade de atividade para pessoas de idade forma orientadoras e incentiva a criação de grupos. Hoje a Dança Sênior acontece em oito regiões do Brasil e 13 países em todo o mundo.

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br