No sábado, 17 de agosto, aconteceu a XVIII Assembleia Sinodal Ordinária do Sínodo Rio dos Sinos. Ao longo do dia, Ministros, Ministras, membros do Conselho Sinodal, representantes de Paróquias e Comunidades com funções paroquiais, representantes dos quatro ministérios que tenham atividade ministerial reconhecida, representantes de escolas evangélicas e instituições diaconais estiveram reunidos em nome de Deus na Comunidade Evangélica Floresta Imperial, em Novo Hamburgo/RS.

A Pastora Resina Bohrz conduziu a palavra de meditação, convidando as pessoas presentes a uma reflexão a partir da palavra bíblica de I Coríntios 12.12-13, lembrando que cada pessoa é importante na construção de uma Comunidade. Ela salientou que a igreja começou com um grupo de pessoas comuns e simples, mas cativadas pela mensagem de Jesus e impulsionadas pelo evangelho. E conforme a palavra bíblica de Atos 2.42, os membros das comunidades, ao cooperarem uns com os outros, vivem em comunhão e igualdade.

O Pastor Altemir Labes, Diretor da Associação Evangélica Floresta Imperial de Novo Hamburgo (ABEFI) e o Presidente da ABEFI, Sr. Vanderlei Reinhardt, apresentaram o vídeo institucional, mostrando o importante trabalho social, que há mais de 50 anos atende milhares de pessoas com intuito de melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos. Em seguida, as representantes da Ação Encontro, um dos projetos da ABEFI que ensina pessoas a trabalharem com confeitaria, entregaram um bolinho a todas as pessoas presentes.

Logo após, o Vice-presidente da Assembleia Sinodal, P. Osmar Luiz Witt, saudou o Vice-presidente da Comunidade Floresta Imperial, Sr. Ivo Benedetto Júnior, que trouxe uma palavra de acolhida. O Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Marcos Sebastião Baum também cumprimentou as pessoas presentes na Assembleia. Logo após, o Pastor Segundo Vice-Presidente da IECLB, P. Dr. Mauro Batista de Sousa, levou uma palavra de saudação, também em nome da Pastora Presidente da IECLB Silvia Beatrice Genz. O Pastor Mauro colocou que estamos vivendo tempos difíceis, em que ocorre falta de diálogo, de parceria, e que há pouca valorização do trabalho voluntario. De acordo com o P. Mauro, a partir do texto bíblico que se encontra em Isaías 43, é necessário encontrar em Deus o amor e a motivação para agir, para realizar a missão pelo próximo e pela nossa Igreja.

Após a palavra do P. Mauro, o Pastor Dr. Pedro Puentes Reyes, Secretário de Missão da IECLB, ministrou uma palestra nos convidando a refletir e pensar nas formas que podemos realizar Missão na Igreja, tema importante para a vida das Comunidades, Paróquias e no Sínodo. A partir do tema do ano - Igreja; Economia; Política; e do versículo lema – “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou” (João 14.27), ele destacou a importância de cada um e cada uma colaborar para o cuidado com a criação. Ele enfatizou também a necessidade de realizarmos missão na Igreja praticando diaconia, estando abertos ao diálogo e cuidando uns dos outros. 

Depois da palestra do P. Puentes, o Pastor Edson Edilio Streck, Pastor Sinodal até dezembro do ano passado, realizou a apresentação do Relatório do Pastor Sinodal referente ao ano de 2018.  Após o intervalo do almoço, ele concluiu sua apresentação com uma belíssima mensagem de reflexão, enfatizando, a partir da Parábola dos Talentos, encontrada em Mateus 25.14-30, que as pessoas são insubstituíveis e únicas nas relações interpessoais, a partir dos vínculos que são formados e dos laços que se criam. Para Deus, somos filhos e filhas insubstituíveis, preciosos e preciosas. Somos também de inestimável importância na missão que nos foi dada; nossos dons e talentos são únicos, e nossa participação na vida comunitária também é fundamental para que a Igreja continue em movimento. Somos convidados e convidadas a servir!

Em seguida, o Sr. Paulo Nunes, Tesoureiro do Conselho Sinodal, apresentou o relatório de prestação de contas do Sínodo Rio dos Sinos referente ao ano de 2018 e da estimativa de gastos e receitas com previsão para 2019.

Logo após, o Pastor Vice-Sinodal Cláudio Kupka, representando o Pastor Sinodal Carlos Eduardo Müller Bock, apresentou o Planejamento das Prioridades, o plano de metas e o Plano de Ação Sinodal para 2019. Ele destacou o trabalho que vem sendo feito em relação à formação de lideranças em paróquias e comunidades.

A Assembleia Sinodal seguiu com a apresentação e aprovação das moções propostas e alcançadas à Comissão de Moções. Logo após, a Comissão de Mensagens, representada pela Pastora Elisa Webber, realizou a leitura da mensagem da XVIII Assembleia Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, nos desafiando a exercer o sacerdócio na Igreja, agora com novo vigor e motivação. O Presidente do Conselho Sinodal Marcos Sebastião Baum agradeceu a acolhida na Comunidade Floresta Imperial e agradeceu, também, a presença de todas as pessoas que puderam estar presentes na Assembleia.

Por fim, o Pastor Vice-Sinodal Cláudio Kupka trouxe uma palavra de encerramento. Ele colocou que muitas vezes, somos pessoas individualistas e, por isso, acabamos tendo conflitos desnecessários. Assim, infelizmente, as pessoas acabam se afastando umas das outras. O pastor Cláudio, por fim, convidou a todos e todas a seguirmos pelo mesmo "fio vermelho", buscando o que nos une em espírito, encontrando a esperança e alinhavando em conjunto a trajetória de missão na Igreja. Como motivação para realizarmos em conjunto a missão que foi dada por Deus, o hino "Se caminhar é preciso" encerrou a XVIII Assembleia Sinodal Ordinária do Sínodo Rio dos Sinos.


Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br