Conheces a expressão: “Colocar a carroça na frente dos bois!”? Talvez esse ditado, proveniente do ambiente rural, ajude-nos a entender a temática da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) em 2019. Ele faz referência à ação de buscar o resultado de algo, antecipando e atropelando as etapas necessárias. Quando autoridades (juízes, segundo o texto de Deuteronômio 16.18-20) aceitam suborno, o qual influencia suas decisões, o ganho vem antes do trabalho e a justiça é distorcida. O testemunho bíblico alerta: “Procurarás a justiça, nada além da justiça”.

Também Jesus nos chama a buscarmos a justiça em primeiro lugar. Isso tem a ver, sim, com um judiciário correto, eticamente responsável, mas, também, com uma economia justa, com relações justas entre as pessoas e com justiça ambiental; diz respeito à forma como vivemos no cotidiano, pois a justiça divina se fundamenta na misericórdia, no coração que vê o sofrimento da outra pessoa e se compadece dela, e não nos interesses pessoais. 

As pessoas cristãs da Indonésia, responsáveis pela temática da SOUC neste ano, também apontam a ganância e a corrupção como um dos problemas para as dificuldades sociais, econômicas, socioambientais e políticas enfrentadas no seu país. Quando a ganância, a corrupção e a injustiça andam soltas, algumas pessoas terão o que é necessário para viver em abundância e, outras tantas, vão engrossar o contingente de miseráveis sobre a terra. Isso nós conhecemos, infelizmente. Jesus nos ensina a equilibrarmos as nossas necessidades pessoais com as das outras pessoas; ele nos faz olhar o planeta como uma casa comum, na qual todas as pessoas precisam encontrar condições para viver, carecem de acolhimento e cuidado. “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6.33) Esse é o princípio do Reino de Deus entre nós!

Com grande alegria e esperança nos envolvemos com esta temática e celebramos, em conjunto, no dia 02 de junho, na São Lucas, no início da SOUC: a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Lucas em Porto Alegre (IECLB), a Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (ICAR) e um grupo de pessoas do Movimento dos Focolares. A participação do Coro São Lucas e do Coral Vozes do Salvador (da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Salvador em Porto Alegre) foi especial! A Equipe Ecumênica, que vêm se reunindo há dois anos e meio e se encontra regularmente em três celebrações ao longo do ano, segue unida e animada com a parceria! A Comunidade São Lucas, a qual abriu suas portas com muito carinho para acolher membros e visitantes, agradece o envolvimento de tantas pessoas!

Pa. Ma. Scheila dos Santos Dreher

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br