De dezessete a dezenove de maio, mais de cem pessoas, vindas das mais diversas localidades do Sínodo Rio dos Sinos, estiveram reunidas no Acampamento Sinodal da Juventude Evangélica, realizado no Sítio Jacaré do Papo Amarelo, em Lomba Grande. Entre os participantes estavam jovens, ministros e ministras, acompanhantes de grupos de JE e pessoas voluntárias.

Buscando ir ao encontro do tema do ano da IECLB, o Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (COSIJE) propôs a “PAZ” como tema do encontro. Para guiar os estudos do assunto proposto, estiveram presentes a Diácona Simone Engel Voigt, coordenadora do trabalho com jovens e programas de intercâmbio na IECLB, que tratou sobre a Paz no contexto da Igreja e da Juventude Evangélica e Marcelo Ramos Saldanha, pós-doutorando da Faculdades EST, que tratou da Paz no “aprisco” das ovelhas do Bom Pastor. O retiro foi repleto de momentos de comunhão e vivência da fé, entre eles destacaram-se os devocionais da manhã, a Noite Cultural, a gincana de integração e o louvor, todos prezaram pelo protagonismo jovem. Houve também meditações conduzidas pelo orientador teológico do COSIJE, Pastor Valdir Gromann, e a visita do Pastor Sinodal Carlos Bock.

Após o encerramento, os grupos de juventude do Sínodo retornaram as suas comunidades de origem, motivados a procurar e a compartilhar a paz enviada pelo próprio Deus, bem como dispostos a engajarem-se, cada vez mais, na busca por um mundo com mais justiça, verdade, amor e compaixão. 

Jovens participantes do evento descreveram-no como uma experiência única e destacaram a oportunidade de conhecer pessoas, reencontrar amigos, divertir-se e aprender sobre Deus. Confira os depoimentos a seguir:

"O acampamento sinodal foi muito bacana. Deus nos concedeu um final de semana de muito sol para aproveitarmos o máximo aquele lugar incrível. Além disso, sempre é muito bom estar com amigos, ouvir a palavra de Deus e servir a Ele. Sem contar que, nesse ano, foi um pouco diferente para mim, pois pude comemorar meu aniversário lá com a galera." (Eduarda, JESP – Sapiranga, 20 anos)

"Foi um tempo especial pra nós, como grupo, no qual Deus nos ensinou de formas muito diferentes das quais estamos acostumados. Foi tempo de agradecer ao Pai por quem Ele é e pelo que Ele tem feito. Tempo de querer, cada vez mais, fazer parte da realização do plano dEle nesse mundo. Tempo de buscar tornar Deus verdadeiramente conhecido!" (Bárbara, JEP – Primavera, 22 anos)

Saber do amor de Deus por nós e de seu cuidado conosco; saber que a paz deve partir, não da individualidade, mas da comunhão com irmãos e irmãs; e, ainda, que a paz ofertado por Deus para nossas vidas, não se assemelha a paz que o mundo oferece. Confiantes nestas verdades e no Evangelho, @s jovens puderam viver um tempo não só de aprender sobre a paz de Cristo, mas também de experenciá-la.  

"E, com isso, voltamos pra casa com a fé e a paz renovadas e com mais amigos para seguir nessa caminhada junto conosco!" (Caroline, JESP – Senhor dos Passos, 16 anos)


Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br