No dia 21 de maio, sábado, 24 mulheres e 2 homens de comunidades dos Sínodos Nordeste Gaúcho e Rio dos Sinos, se encontraram na Faculdades EST, em São Leopoldo (RS) para trocar suas experiências na arte de fazer paramentos. O encontro foi assessorado pela coordenadora de liturgia da IECLB, Cat. Erli Mansk.

Inspiradas e inspirados por Pentecostes, participantes meditaram sobre o significado desta festa para a igreja e, em conjunto, elaboraram um projeto de paramento.

Como proposta de trabalho para este dia, algumas mulheres, individualmente ou em grupos, trouxeram seus paramentos para a oficina, compartilhando o projeto com todas as pessoas envolvidas.

Para o próximo encontro, que deverá sair ainda este ano, o grupo planeja elaborar um paramento para cada época do ano litúrgico. Desta vez, a ideia é criar o projeto em conjunto, a partir de uma reflexão no próprio grupo, sobre o significado teológico de cada celebração e sobre os símbolos que podem ser utilizados em cada época do calendário litúrgico.

Os paramentos são instrumentos a serviço do culto na comunicação do evangelho. Eles fazem parte da linguagem mais ampla e sensível do culto, podendo nos tocar de uma forma diferente daquela da linguagem apenas falada. Deus faz uso de todas as formas de comunicação para nos alcançar com a sua mensagem de amor! Fazer paramentos é dom de Deus!

Erli Mansk, maio de 2016.

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br