O Conselho Editorial do Proclamar Libertação (PL), integrado por Verner Hoefelmann (coordenador), Júlio Cézar Adam, Robson Luís Neu, Martin Volkman, Gisela Beulke e João Artur Müller da Silva, em conjunto com Mauro Batista de Souza (Secretário da Ação Comunitária da IECLB) e Pedro Puentes (Secretário de Missão da IECLB) coordenaram o evento de celebração dos 40 anos do Proclamar Libertação neste ano. A comemoração ocorreu no dia 25 de maio, nas dependências da Faculdades EST. O PL nasceu em 1976 naquele lugar e, ao longo da sua história, foi sempre apoiado e incentivado pela Instituição que faz parte da nossa Igreja.

No passado, havia o encontro anual dos autores e autoras do PL, mas ao longo da trajetória foi perdendo sua força motivadora e agregadora. Já nos últimos anos, apenas o Conselho Editorial do PL tem cuidado da produção deste livro tão importante em nossa Igreja.
O PL surgiu em forma de mutirão entre pastores da IECLB e colegas de outras igrejas cristãs. Desde o início, seu objetivo é ser instrumento para pregadores e pregadoras prepararem suas prédicas, seus sermões nas comunidades. Na capa do volume está definido: ”Auxílios para o anúncio do evangelho”. Na contracapa se lê: “Proclamar Libertação é uma coleção que vem desde 1976 como fruto do testemunho e da colaboração ecumênica. O trabalho exegético, a meditação e os subsídios litúrgicos são auxílios para a preparação do culto, de estudos bíblicos e de outras celebrações na vida comunitária. Pessoas de diferentes contextos compartilham seu testemunho e sua reflexão acerca dos textos bíblicos do Lecionário Revisado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Proclamar Libertação promove a pregação da Boa Nova de Deus a seu povo”.
Mais de quarenta pastores e pastoras da IECLB prestigiaram a programação que ocorreu em dois momentos: primeiramente, foi aberto um painel prospectivo do Proclamar Libertação, com perspectivas e desafios da pregação. Nesta ocasião, participaram Nestor Paulo Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, falando sobre a pregação na IECLB; Mauro de Souza, Secretário da Igreja, falando sobre a nova homilética: uma mudança de paradigmas; e Júlio C. Adam, professor da Faculdades EST, falando sobre as novas formas de pregação. Depois deste painel foi celebrado um culto na capela da EST com a participação de Verner Hoefelmann (parte litúrgica), Júlio C. Adam (ato de ação de graças) e Marcia Blasi, Pastora, que realizou a pregação a partir da leitura de Lucas 4.16-30.

 


O encontro foi significativo e valioso para a nossa Igreja. Proclamar Libertação é uma ferramenta que está à disposição das pastoras e pastores da IECLB e também de outras denominações cristãs. O reencontro de autores e autoras também foi um aspecto muito bacana. Aqueles que tiverem vontade de conhecer mais sobre a história do PL, podem buscar, no volume 25, um relato detalhado escrito por Nelson Kirst, que foi coordenador e colaborador de algumas edições deste material.

João Artur Müller da Silva (Joca)
Pastor e editor da Editora Sinodal

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br