No dia 06 de junho, ministros e ministras dos Sínodos Rio dos Sinos e Nordeste Gaúcho reuniram-se no Hotel Sinfonia, em Novo Hamburgo, para participar de um workshop dos colaboradores e colaboradoras do programa “Comunidades em União”, transmitido aos domingos pela manhã pela Rádio União FM.

Antes de se dar início à palestra, o P. Heitor Meurer, um dos organizadores do evento, saudou as pessoas presentes. Em seguida, o Diretor Executivo da Rádio União FM, Rodrigo Giacomet, destacou a importância de levar aos ouvintes palavras de fé e esperança através da programação evangélico-luterana na rádio. Ressaltou que é necessário dar continuidade a este trabalho.

 O Presidente da Diretoria da Fundação Sinodal de Comunicação, Daniel Möller, também trouxe uma palavra de saudação e meditação. A partir da passagem bíblica de Marcos 2.1-11, ele falou sobre a diferença entre metas, objetivos e propósitos, e destacou que o nosso propósito como pessoas cristãs é fazer o bem, e que isto deve ser levado adiante também através do que é falado nos programas de rádio.

Após, P. Heitor leu o lema da semana e convidou para o canto de um hino. O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck, do Sínodo Rio dos Sinos, também presente ao encontro, leu as Senhas Bíblicas previstas para o dia e falou sobre o trabalho do Conselho Intersinodal de programação Evangélico-luterana, que não apenas transmite mensagens religiosas, mas que tem o objetivo de movimentar as pessoas e dar uma nova forma, um novo sentido ao que é passado.

O P. Heitor concluiu este momento de abertura lembrando o dia de Pentecostes, ocorrido no domingo de 04/06, com a leitura do capítulo 2 do Livro de Atos, que nos provoca dizendo que o Espírito Santo nos impulsiona a agir

Em seguida, Vilnei Roberto Varzim, psicólogo, especializado em práticas de oratória, de Pelotas, iniciou a palestra sobre a “arte do bem falar”. Ele colocou que, quando comunicamos, não percebemos o que estamos comunicando às outras pessoas, pois cada receptor interpreta a mensagem de uma maneira diferente.

Vilnei mostrou que, ao comunicar, é preciso ter uma motivação. A arte da comunicação consiste na capacidade de trazer o ouvinte para dentro da história, e se firma na ideia de criar um desejo, cativar quem recebe a mensagem. O palestrante afirmou também que a comunicação está diretamente relacionada às emoções: se alguém está emocionalmente abalado, a mensagem a ser transmitida não será de qualidade. Além das emoções, os fatores culturais e motivacionais também influenciam na comunicação.

Na segunda etapa da palestra, Vilnei destacou a importância da boa dicção ao se transmitir uma mensagem. Ele mostrou também como a entonação, a pronúncia, o ritmo e a confiança ao emitir uma mensagem modificam a percepção do receptor.  O palestrante colocou que é muito importante pensar em qual a intenção do emissor da mensagem ao comunicá-la.

 Assim, é possível pensar no uso de palavras tônicas, que destacam os pontos importantes nas frases, na ênfase de cada palavra, ao dar o formato correto para o discurso, e onde usar o silêncio entre as frases. Estes fatores permitem que uma mensagem seja emitida com mais clareza e qualidade. E, ao receber a mensagem, o receptor perceberá o que foi dito com mais eficácia, guardando o conteúdo por mais tempo. O palestrante ressaltou a importância de ter segurança ao transmitir uma opinião. Devem-se utilizar expressões que deem ideia de que quem está falando entende do assunto discutido. Na terceira etapa de sua palestra, Vilnei mostrou técnicas e alguns exercícios de dicção, que envolvem respiração, articulação e encontros consonantais. Compartilhou também dicas de como falar melhor, como preparar um discurso e de quais cuidados se deve ter com a voz antes de falar ao público.

À tarde, o P. Heitor coordenou uma roda de conversa com os ministros e as ministras sobre a programação Evangélico-luterana da Rádio União FM, com destaque para o formato do programa “Comunidades em União”. Muitas ideias e sugestões foram trazidas pelos participantes e várias dúvidas esclarecidas nesta conversa. O workshop terminou por volta das 16h, com uma palavra de oração, trazida pela Pastora Sinodal do Nordeste Gaúcho, Tânia Cristina Weimer.

 

 

Fale conosco

Olá! Envie sua mensagem através do formulário abaixo.

Contato

Rua Amadeo Rossi, 467 - Prédio B Morro do Espelho - São Leopoldo - RS

(51) 3589 3821 / (51) 3134 1180

secretaria@sinodors.org.br